10 dicas para fazer um ótimo currículo para o seu primeiro emprego (ou estágio)

COMPARTILHE:

10 dicas para fazer um ótimo currículo para o seu primeiro emprego (ou estágio)

Antes de partimos para as dicas, veja se você se enquadra em um ou mais dos problemas típicos enfrentados por quem está começando a procurar pelo seu primeiro emprego ou estágio.

Por onde começar?

Muitos estudantes ficam postergando a elaboração do seu primeiro currículo porque não sabem exatamente onde começar.

Eles ficam sofrendo com dúvidas típicas de um primeiro currículo:

O que escrever no meu primeiro currículo?

Mas depois que começam eles veem que fazer um currículo não é tão ruim como pensavam.

Nada para botar no currículo

Estudantes, assim como eu já fui, tem frequentemente a sensação de não ter nada para incluir em um currículo.

Como organizar as ideias?

Os que já fizeram estágios muitas vezes acreditam que os empregadores não levarão a sério os seus estudos e estágios. Em suma, não sabem como apresentar suas experiências de forma a demonstrar que possuem as habilidades que os empregadores buscam.

Não me chamam para uma entrevista

A maioria dos empregadores vai ler o seu currículo “na diagonal”, muitas vezes em menos de 10 segundos.

É, portanto, fundamental que você capture imediatamente a atenção do revisor para que ele te inclua na lista dos poucos candidatos selecionados para fazer a entrevista.

Fazer um bom currículo vai muito além de incluir suas experiências no papel. Você precisa mostrar ao empregador que você tem o que ele procura e que é a pessoa perfeita para o emprego.

O processo de fazer um currículo pode ser um trabalho cansativo devido a esses problemas. Mas as seguintes dicas o ajudarão a levar o seu currículo do mediano ao impressionante:

1 - Dê ênfase ao início

Inclua toda sua informação pessoal em cima. Pode deixar o seu nome com fonte tamanho 16 para se destacar.

2 - Crie um currículo para a oportunidade

Currículos com foco nas qualificações requeridas pelo estágio terão mais atenção ao contrário daqueles currículos que podem ser usados para qualquer tipo de vaga.

Você deve mostrar conhecimento sobre a indústria e sobre o que o empregador procura. Pense em quais habilidades e conquistas mais combinam com o empregador e a indústria para o qual você irá mandar o currículo.

3 - Destaque os seus objetivos profissionais

Dando foco ao seu currículo, você ajudará o empregador a decidir se a posição que ele tem é “match” (compatível) entre você e a empresa.

4 - Tenha uma seção “Experiências Relevantes”

É importante ter uma seção de “Experiências Relevantes” no seu currículo se você ainda não tem experiência profissional, ou seja, ainda não conquistou o primeiro emprego.

A experiência relevante varia de acordo com o emprego ou estágio para o qual você está se candidatando. Assegure-se de entender quais as qualificações que o estágio ou emprego requer para que você possa incluir apenas o que é relevante.

Projetos da faculdade, trabalho voluntário ou serviço comunitário podem ser relevantes para o determinado emprego. Por outro lado sua experiência como cuidador de idosos pode não ser relevante para um estágio em finanças.

5 - Seja direto e específico

Seja específico na descrição das suas experiências. Evite clichês no seu currículo e descreva suas experiências de forma direta e coerente. Comece cada frase com um verbo de ação (Executou, criou, apoiou) e evite o uso de pronomes pessoais (eu, mim, você, eles, o seu) e artigos (a, um, o).

6 - Respeite a norma culta da língua portuguesa (ou inglesa) em seu currículo

Com tantos currículos para o teu empregador rever, um erro gramatical ou de ortografia no seu currículo podem resultar no envio imediato do seu currículo para o lixo.

Em alguns ramos a atenção aos detalhes é crucial e um erro fará o empregador pensar duas vezes na contratação que determinado candidato.

Mesmo que o empregador te chame para a entrevista pode ser até que adquira um certo preconceito em relação a você devido a um erro de português no seu currículo.

Não posso deixar de enfatizar a importância de ter um currículo sem esses erros!

Peça ajuda a outros para revisar o seu currículo. Pode pedir ajuda até da sua própria mãe, mas saiba que existem profissionais (Eu mesmo) que podem rever o seu currículo antes do envio.

7 - Seja honesto

Começar uma carreira com honestidade te trará benefícios no longo prazo.

Quando você sentir a vontade de criar uma experiência ou função, lembre-se que essa pequena mentirinha irá voltar para te assombrar um dia e fará que o empregador duvide da sua credibilidade.

Ou pode ser que você vire a chacota da turma do trabalho... Eu já tive um colega (ele era analista de qualquer coisa) que descobrimos que ele se vendia no currículo como se fosse o diretor da empresa onde nós trabalhávamos.

8 - Quantifique

Os empregadores gostam de ver números ou indicadores de sucesso.

É importante quantificar as suas realizações usando quantidades de dólares, percentagens e metas para fazer as experiências parecer mais claras.

Exemplos que dão aos empregadores uma indicação muito mais exata das suas capacidades:
  1. “As vendas aumentaram 30% em relação ao ano passado”
  2. “Vendeu 100 geladeiras durante os meses de julho e agosto”.

9 - Inclua a sua formação

Enquanto estudante ou recém-formado, inclua sempre a sua formação como primeiro tópico do seu currículo. Como você se dedicou de forma integral a sua formação, é natural destacar isto pela inclusão dela no começo do currículo. Depois de alguns anos de experiência, você moverá a sua seção de formação para o final do seu currículo.

É importante incluir o nome por extenso do colégio ou universidade onde você obteve ou obterá grau.

Você pode colocar algumas matérias relevantes (e sua nota final nela) e qualquer prêmio ou reconhecimento que você tenha recebido no meio do caminho da sua formação.

10 - Uma página

Por pouca ou muita informação em um currículo nunca é uma boa ideia. Se o seu currículo parecer muito pequeno, tente acrescentar trabalho voluntário, projetos do curso, matérias opcionais, e qualquer habilidade especializada como photoshop ou francês.

Uma regra de ouro para quem está começando é tentar manter o seu currículo com apenas uma página, sempre que possível. É o tamanho ideal do currículo de quem está começando.

Saiba mais (Dicas e guias)

COMENTÁRIOS

Sobre...


Gelson Luz é Engenheiro com experiência em gestão de pessoas e pode te ajudar a conquistar um novo emprego. Pesquise por "Gelson Luz" no seu buscador preferido para saber mais.
Nome

Administração,29,administrativa,12,Analista,9,Artes,2,Assistente,6,Auxiliar,5,Carreira,2,Ciencias-Biologicas-e-da-Terra,5,Ciencias-Exatas-e-Informática,8,Comercial,2,Compras,1,Comunicação,1,Consultor,1,Contabilidade,4,Coordenador,3,Demissao,1,Direito,2,Educação,4,Eletrônica,1,Engenharia,3,Engenheiro,3,Entrevista,4,Especialista,1,Estagio,2,Estudante,2,Financeiro,7,Gerente,3,Guias,24,Humanas,9,Idiomas,2,Informática,3,Jurídico,1,Logística,3,Manutenção,1,Marketing,1,Mecânica,1,Medicina,2,Operacional,2,Planejamento,1,Primeiro-Emprego,5,Procurar-Emprego,10,Produto,1,Professor,1,Projetos,1,Química,1,Recursos-Humanos,3,Relacionamento,3,Salario,2,Saúde,5,Segurança-do-trabalho,1,Serviços,4,Supervisor,1,Técnico,4,Telemarketing,2,Vendas,5,Veterinaria,1,
ltr
item
Currículos: Modelos & Exemplos: 10 dicas para fazer um ótimo currículo para o seu primeiro emprego (ou estágio)
10 dicas para fazer um ótimo currículo para o seu primeiro emprego (ou estágio)
https://2.bp.blogspot.com/-EAhfPgmeOz8/W0YLTHtAPuI/AAAAAAAAExU/WdAt0_ixzSYyL0i2qBEukKz7UKG893logCLcBGAs/s320/10%2Bdicas%2Bpara%2Bfazer%2Bum%2B%25C3%25B3timo%2Bcurr%25C3%25ADculo%2Bpara%2Bo%2Bseu%2Bprimeiro%2Bemprego%2B%2528ou%2Best%25C3%25A1gio%2529.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-EAhfPgmeOz8/W0YLTHtAPuI/AAAAAAAAExU/WdAt0_ixzSYyL0i2qBEukKz7UKG893logCLcBGAs/s72-c/10%2Bdicas%2Bpara%2Bfazer%2Bum%2B%25C3%25B3timo%2Bcurr%25C3%25ADculo%2Bpara%2Bo%2Bseu%2Bprimeiro%2Bemprego%2B%2528ou%2Best%25C3%25A1gio%2529.jpg
Currículos: Modelos & Exemplos
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2018/07/10-dicas-para-fazer-um-otimo-curriculo.html
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2018/07/10-dicas-para-fazer-um-otimo-curriculo.html
true
7136163875934061627
UTF-8
Todos os currículos carregados Não encontramos nenhum currículo. Ver todos Leia-mais Responder Cancelar resposta Apagar por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ TAGS ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS CURRÍCULOS Nenhum currículo encontrado para sua solicitação Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Saturday Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agorinha mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO EXCLUSIVO Curta ou compartilhe para baixar :) Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferância Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy