Como escolher emprego


Quando o mercado de trabalho está carente de profissionais com seu perfil (demanda por profissionais maior que a oferta), você pode se dar ao luxo de ser seletivo na escolha do seu próximo emprego.

Outra ocasião em que você pode se dar ao luxo de escolher é quando você já está empregado e possui um bom currículo (Experiência relevante, cursos, etc...).

Se você tiver “bagagem” suficiente você pode usá-la para conquistar o emprego dos seus sonhos.
Você não precisa aceitar a primeira proposta de emprego que aparece. Leve o tempo que for necessário para ter certeza que o emprego oferecido é exatamente o que você procura.

Listei aqui abaixo algumas dicas para você saber como escolher uma profissão.

Continue procurando

Muitos param de procurar quando estão empregados. Grande erro.

Mantenha seu currículo e linkedin atualizados pelo menos mensalmente. Por exemplo incorporando suas contribuições ao seu emprego atual.

Se suas habilidades estiverem na alta, os empregadores virão atrás de você. Esteja pronto e disponível para estas abordagens.

Em muitos casos eu recebi convites pelo linkedin através da ferramenta de “In mail”. Nessa modalidade o convite e a mensagem são enviados para seu email pessoal.

Por este motivo assegure-se de usar seu email pessoal diariamente, ou pelo menos configure ele para ser avisado quando chegar nova mensagem (ou email).

Desenhe o seu emprego ideal


Uma imagem mais nítida do seu emprego ideal permitirá que você identifique rapidamente quais propostas de emprego são atraentes e quais não são.

Para criar um perfil do seu emprego ideal, pense nos componentes do seu emprego atual e dos seus empregos anteriores.

Por exemplo, pergunte-se:
  • Quais atividades mais me trazem satisfação no meu emprego atual? E nos empregos anteriores?
  • O que eu gostaria de evitar no meu próximo emprego? Exemplos:
Talvez você não tenha muitas oportunidades para crescimento dentro da sua empresa atual?

Talvez seu chefe seja muito autoritário e não deixe você fazer o trabalho do seu jeito?
  • Como eu imagino meu equilíbrio vida/trabalho? Mais trabalho e mais dinheiro ou mais vida e mais família?
  • O que mais falta no meu emprego atual?
Exemplo: Se você gosta de coordenar pessoas... você tem coordenado o suficiente?

Saiba o seu valor

Uma das vantagens de sua profissão estar em alta no mercado é a possibilidade de obter uma melhoria salarial.

Pesquise o salário da sua profissão ou emprego pela internet.

É possível também obter essa informação por meios indiretos através de conversas com outros profissionais ou associações de classe.

Como ganhar mais dinheiro?

Se você viu que vale mais do que ganha, e acredita que poderia ter um salário melhor, considere:
  • Pedir um aumento ao seu chefe;
  • Se candidatar a empregos que têm salários maiores.
Muitos empregadores te farão uma contraproposta caso você peça para sair. Mesmo assim, tem alguns casos que somente uma mudança de emprego poderá te trazer um aumento significativo de salário.

Não dê um ultimato ao seu empregador atual se você não estiver pronto para mudar de emprego.

Você não quer perder seu emprego atual antes de ter seu novo emprego garantido, não é verdade?

Adquira mais conhecimento

Se o seu emprego ideal necessita de habilidades ou conhecimentos que você ainda não possui, ou se você quer atuar em uma área diferente, então procure aprender o que está faltando.

Você pode fazer cursos ou tentar assumir novas responsabilidades no seu emprego atual. Estas novas responsabilidades podem te ajudar a desenvolver habilidades que serão úteis no novo emprego.

Seu empregador pode ser mais flexível do que você pensa na hora de te deixar assumir novas responsabilidades, especialmente se você for um funcionário valioso e exemplar.

No tocante aos cursos, certifique-se de fazer os cursos que servem de base para seu emprego ideal.

Sua empresa atual pode até aceitar pagar por eles.

Use palavras chave em seu perfil de linkedin


Quanto mais há falta de candidatos, mais os empregadores buscam candidatos passivos. Candidatos passivos são candidatos que tem um perfil online (normalmente não pagos) mas não estão ativamente se candidatando a vagas.

Empresas contratam headhunters ou pesquisam online em sites como o linkedin. Pense como um recrutador e descubra quais as palavras chave que ele usaria para encontrar um candidato para o seu emprego ideal.

Assegure-se que seu perfil de LinkedIn esteja recheado com essas palavras chave pois dessa maneira você facilita que os outros te encontrem.

Você pode dizer NÃO

Parece óbvio, mas não é. Muitos têm a crença de que você precisa aceitar a proposta, mas não precisa.

Não tenha medo de recusar uma proposta de emprego que não atenda a suas expectativas. Se a demanda por um profissional como você estiver alta, outras propostas virão a seu caminho.

É melhor você continuar no seu emprego atual até que você ache algo melhor. Mudanças frequentes de emprego sinalizam problemas para quem está analisando seu currículo.

Obs.: É possível que você tenha seu currículo rejeitado por mudar frequentemente de emprego, mesmo que haja alta demanda pela sua profissão.

Mantenha contato

Procure seus contatos para dar e receber informações, conselhos e dicas sobre novos empregos.

Deixe seus contatos saber o tipo de emprego ideal e peça que eles te indiquem, caso surja uma oportunidade.

Quando se abre uma vaga numa empresa, a primeira iniciativa é perguntar se algum colega tem alguém para indicar. Algumas empresas chegam a premiar candidatos que façam boas indicações.

Escolhendo a oportunidade

Pode ser difícil escolher quando você tem várias opções de emprego.

Você vai ter que ter jogo de cintura para não descartar uma proposta antes de analisar o conjunto e vai ter que comparar todo o pacote de benefícios (e não só o salário).

Importante dizer também que não é só dinheiro que devemos levar em consideração. Todos os benefícios e vantagens não financeiras são importantes também. Exemplos:
  • Tempo que você leva até o trabalho;
  • Proximidade da família.
Quando você finalmente se decidir por uma proposta, esqueça todas as demais e se prepare para o novo emprego.

Comentários

Google

Não encontrou o que procurava?

Sobre...


Gelson Luz é Engenheiro com experiência em gestão de pessoas e pode te ajudar a conquistar um novo emprego. Pesquise por "Gelson Luz" no seu buscador preferido para saber mais.

Por Gelson Luz. (Quem é Gelson Luz?)

Nome

Administração,29,administrativa,12,Analista,9,Artes,2,Assistente,6,Auxiliar,5,Carreira,2,Ciencias-Biologicas-e-da-Terra,5,Ciencias-Exatas-e-Informática,8,Comercial,2,Compras,1,Comunicação,1,Consultor,1,Contabilidade,4,Coordenador,3,Demissao,1,Direito,2,Educação,4,Eletrônica,1,Engenharia,3,Engenheiro,3,Entrevista,4,Especialista,1,Estagio,2,Estudante,2,Financeiro,7,Gerente,3,Guias,24,Humanas,9,Idiomas,2,Informática,3,Jurídico,1,Logística,3,lp1,21,Manutenção,1,Marketing,1,Mecânica,1,Medicina,2,Operacional,2,Planejamento,1,Primeiro-Emprego,5,Procurar-Emprego,10,Produto,1,Professor,1,Projetos,1,Química,1,Recursos-Humanos,3,Relacionamento,3,Salario,2,Saúde,5,Segurança-do-trabalho,1,Serviços,4,Supervisor,1,Técnico,4,Telemarketing,2,Vendas,5,Veterinaria,1,
ltr
item
Currículos: Modelos & Exemplos: Como escolher emprego
Como escolher emprego
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg42Dy_0l7ExXreR9AAWo-WxM8kbkYzZQvx_iTQRVT9zyLZz0A7h-_lzelEcDXlQ9vMllDMUVhPQL8yhjM-eiDdWrE61xI56J_fEoZS6ukaIM3zHOYgJ9NTb2tcaTu4kTm10wW0XVq_5X8/s320/Como-escolher-emprego.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg42Dy_0l7ExXreR9AAWo-WxM8kbkYzZQvx_iTQRVT9zyLZz0A7h-_lzelEcDXlQ9vMllDMUVhPQL8yhjM-eiDdWrE61xI56J_fEoZS6ukaIM3zHOYgJ9NTb2tcaTu4kTm10wW0XVq_5X8/s72-c/Como-escolher-emprego.jpg
Currículos: Modelos & Exemplos
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/como-escolher-emprego.html
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/como-escolher-emprego.html
true
7136163875934061627
UTF-8
Todos os artigos carregados Nenhum artigo encontrado Ver Todos Ler mais Responder Cancelar Resposta Apagar Por Início Páginas Artigos Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ TAGS ARQUIVO Pesquisar TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo satisfaz a sua pesquisa. Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago A mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo é exclusivo PASSO 1: Compartilhe em sua rede social favorita. PASSO 2: Clique no link da sua própria postagem na rede social. Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Índice