Como escolher empresa para trabalhar


Começar com o pé direito em um novo emprego é o sonho da maioria. Mas este primeiro emprego pode ser um pesadelo se você escolher a empresa errada.

Uma coisa é conseguir uma proposta de emprego, outra coisa é aceitá-la. Você não é o primeiro nem será o último a aceitar uma proposta e depois descobrir que cometeu um erro terrível. Eu já fiz isso mais de uma vez :(

Você precisa fazer uma análise cuidadosa para encontrar um bom empregador. E o objetivo deste artigo é fornecer algumas dicas para ajudar nessa sua análise.

Treinamentos e formação contínua

Algumas empresas têm histórico de dar treinamento profissional para os novos empregados.

Esses treinamentos permitem que você adquira conhecimento fundamentais para o exercício da carreira.

Existem também os cursos e treinamentos que são oferecidos ao longo da sua atuação profissional. Estes podem incrementar o seu currículo e fazer sua carreira decolar.

Pode ser uma boa ideia você aproveitar o tempo da entrevista para perguntar sobre treinamentos.
  • Existem treinamentos online ou off-line disponíveis?
  • A empresa paga treinamentos externos?
Na verdade, o que eu sempre recomendo é que você pergunte para quem já está na empresa. Assim você pode saber se a empresa realmente dá treinamento ou se é só discurso de RH.

O melhor meio de fazer isso é através de networking, ou seja, através de pessoas que você já conhece.
O linkedin pode te ajudar a entregar quem da sua rede trabalha nessa empresa ou quem tem um contato que trabalha. Lembrando que se o linkedin falhar você pode voltar para o método tradicional.

Outra alternativa é utilizar a segunda entrevista para conversar com um outro funcionário. Conversa de corredor mesmo.

Faça perguntas aberta e deixo-os falar. As pessoas gostam de reclamar então é normal que surjam pontos negativos.

Você poderia perguntar “O que você faria de diferente?". A maioria vai falar de coisas que envolvem mais dinheiro, mais treinamento etc.

Mas algumas respostas podem ser bem interessantes e te ajudar a escolher se aquela empresa é (ou não é) boa para se trabalhar.

Plano de carreira

O ideal é que o empregador tenha um plano de carreira claro para você.
  • Quais são seus próximos passos?
  • Quando você poderá assumir novos cargos?
Esta informação também pode ser complementada com seus contatos.

Salário e benefícios

Como está a sua proposta salarial em relação ao mercado?

Compare o salário inicial com outros empregadores mas pondere também a oportunidade de crescimento que você terá.

Você pode ter uma ideia sobre salários na internet mesmo, mas observe que podem existir grandes diferenças salariais entre regiões (e conforme o porte das empresas). Exemplo: SalarioBR

Rotatividade

Jovens costumam ficar menos de 2 anos no seu primeiro emprego. Esse dado é uma média do IPEA mas algumas empresas podem manter os funcionários por muito mais tempo.

Quanto mais tempo os funcionários ficarem na empresa, melhor ela é para se trabalhar. Ninguém sai de um emprego para ir para outro pior não é verdade?

Os dados sobre rotatividade são mais difíceis de obter, talvez somente o RH tenha. Nesse caso você somente vai obter se você pedir isso numa entrevista de emprego.

Neste caso eu recomendo uma análise qualitativa com perguntas a funcionários ou ex-funcionários que estão na sua rede de contatos.

Estude a empresa

Você deve pesquisar sobre seu empregador e sobre a área de trabalho.
  • Como está a saúde financeira da empresa?
  • Quais são suas perspectivas de crescimento (Ou de retração)?
Essa informação não só vai te ajudar na preparação para entrevista como também pode te ajudar a escolher a empresa e a melhor proposta de emprego.

Avalie seu chefe


“Avaliar meu chefe, tá louco?” - Você pode dizer.

Por incrível que pareça você deveria analisar e avaliar seu chefe em potencial. Um chefe ruim (inseguro, indeciso ou pior, mal caráter) pode completamente estragar sua experiência no seu primeiro emprego.

Felizmente eu tive bons chefes, na maioria das vezes. Mas alguns deles eram realmente muito ruins, algo que realmente estragaria a seu primeiro emprego e potencialmente te deixaria sequelado (traumatizado) para o resto da vida.

O ideal é que você tenha uma entrevista com seu próprio chefe, para que você também possa ter uma ideia de como ele é.

Caso não seja possível, tente avaliá-lo de forma indireta, perguntando para outros que trabalham para ele (ou com ele). Perguntas como:
  • Como é o estilo de gestão dele?
  • Ele costuma ajudar (dar suporte) os novos funcionários?
  • Ele faz o que diz que faz? É de confiança? Justo?
As perguntas podem revelar dados importantes. Use-os junto com sua intuição antes de aceitar a proposta de emprego.

Antes de escolher a empresa para trabalhar você tem que escolher o chefe com quem você vai trabalhar.

Lembre-se que o valor do salário é menos importante quando você está começando. Priorize um emprego que te dê experiência valiosa e fuja de chefes tóxicos.

Comentários

Google

Não encontrou o que procurava?

Sobre...


Gelson Luz é Engenheiro com experiência em gestão de pessoas e pode te ajudar a conquistar um novo emprego. Pesquise por "Gelson Luz" no seu buscador preferido para saber mais.

Por Gelson Luz. (Quem é Gelson Luz?)

Nome

Administração,29,administrativa,12,Analista,9,Artes,2,Assistente,6,Auxiliar,5,Carreira,2,Ciencias-Biologicas-e-da-Terra,5,Ciencias-Exatas-e-Informática,8,Comercial,2,Compras,1,Comunicação,1,Consultor,1,Contabilidade,4,Coordenador,3,Demissao,1,Direito,2,Educação,4,Eletrônica,1,Engenharia,3,Engenheiro,3,Entrevista,4,Especialista,1,Estagio,2,Estudante,2,Financeiro,7,Gerente,3,Guias,24,Humanas,9,Idiomas,2,Informática,3,Jurídico,1,Logística,3,lp1,21,Manutenção,1,Marketing,1,Mecânica,1,Medicina,2,Operacional,2,Planejamento,1,Primeiro-Emprego,5,Procurar-Emprego,10,Produto,1,Professor,1,Projetos,1,Química,1,Recursos-Humanos,3,Relacionamento,3,Salario,2,Saúde,5,Segurança-do-trabalho,1,Serviços,4,Supervisor,1,Técnico,4,Telemarketing,2,Vendas,5,Veterinaria,1,
ltr
item
Currículos: Modelos & Exemplos: Como escolher empresa para trabalhar
Como escolher empresa para trabalhar
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-vgnqxiL1Ik2IickCs0FhpHFA8fG5zJ3pbeMEfvWXDb-oZOS-Njmz_Yxxb_9AzLHxN4_0CUoLBHJLRpCcC7nRjsvhKPDqjVRL4hl9FsW0AEC_KhZMasuLZRkwOovp-78zcjdd2Beeo_A/s320/Como-escolher-empresa-para-trabalhar.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-vgnqxiL1Ik2IickCs0FhpHFA8fG5zJ3pbeMEfvWXDb-oZOS-Njmz_Yxxb_9AzLHxN4_0CUoLBHJLRpCcC7nRjsvhKPDqjVRL4hl9FsW0AEC_KhZMasuLZRkwOovp-78zcjdd2Beeo_A/s72-c/Como-escolher-empresa-para-trabalhar.jpg
Currículos: Modelos & Exemplos
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/como-escolher-empresa-para-trabalhar.html
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/como-escolher-empresa-para-trabalhar.html
true
7136163875934061627
UTF-8
Todos os artigos carregados Nenhum artigo encontrado Ver Todos Ler mais Responder Cancelar Resposta Apagar Por Início Páginas Artigos Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ TAGS ARQUIVO Pesquisar TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo satisfaz a sua pesquisa. Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago A mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo é exclusivo PASSO 1: Compartilhe em sua rede social favorita. PASSO 2: Clique no link da sua própria postagem na rede social. Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Índice