Como funciona uma entrevista de emprego


Independentemente da sua situação atual, empregado ou desempregado, estudante ou profissional, você não precisa ter medo da entrevista.

A entrevista é uma oportunidade para você e o seu empregador decidirem se vocês são um par ideal.

O que é uma entrevista de emprego?

A entrevista é uma reunião entre o empregador e o candidato. O empregador é uma pessoa (um funcionário da empresa) que pode ter várias funções como:
  • Chefe da futura vaga,
  • Selecionador de consultoria headhunter,
  • Analista de RH,
  • Gerente da área,
  • Outros.
A entrevista é o método de seleção mais utilizado em empresas privadas.

O objetivo da entrevista é dar a oportunidade ao entrevistador de verificar se o entrevistado é o candidato ideal a vaga de emprego anunciada.

O que poucos sabem é que a entrevista também é uma oportunidade para você candidato avaliar se a vaga (ou a empresa) é ideal para você.

Eu mesmo já me surpreendi negativamente em algumas entrevistas e acabei optando por não aceitar a proposta.

Em seguida vou apresentar as etapas de uma entrevista de emprego na ordem em que elas se apresentam.

Pré-entrevista

Você precisa tomar algumas iniciativas antes de ser chamado para uma entrevista. Por exemplo, você deve enviar seu currículo, preencher um formulário ou se candidatar pessoalmente.

É possível que você receba uma ligação para solicitar esclarecimentos em relação ao seu currículo. O famoso “Estou à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas” que alguns acrescentam ao currículo.

O que confirma seu sucesso nessa fase é ser selecionado para a entrevista. Nesse caso você vai receber uma ligação para marcar o dia da sua entrevista.

Início da entrevista

A entrevista é normalmente realizada na empresa que está contratando mas pode, em alguns casos, ser realizada fora.

Eu por exemplo já vi uma gerente de RH ir a minha faculdade para entrevistar interessados em estagiar na empresa dela. É possível também que você faça a primeira entrevista em local diferente como em uma firma de headhunter ou da empresa terceirizada (que está contratando).

Chegando ao local da entrevista, você deve avisar a secretária ou outro empregado da sua chegada e aguardar até que entrevistador esteja pronto para te receber.

A maior parte das entrevistas são feitas com o gerente ou seu (futuro) chefe imediato. Em alguns casos é possível que você tenha uma entrevista com alguém do RH, sendo neste caso uma entrevista mais genérica e comportamental.

Tipos de perguntas de uma entrevista

Uma entrevista de emprego normalmente começa com um quebra gelo, com perguntas sobre você, o que faz etc.... no entanto, a maior parte da entrevista terá questões específicas para saber se você é o candidato ideal para a vaga.

Nenhuma entrevista é igual. Os entrevistadores são pessoas diferentes, com diferentes formações, ideias e convicções.

Então é natural que cada um faça perguntas diferentes e por isso cada entrevista será diferente.
É por este motivo também que as entrevistas são consideradas como avaliações subjetivas, diferentemente de um concurso público.

Então a entrevista é uma avaliação injusta e imperfeita?

A entrevista certamente é imperfeita e, de certa forma sim, pode ser injusta e resultar na escolha de um candidato “pior”. Mas ela é mais barata e rápida que outros métodos de seleção e por isso que ela é tão utilizada.

Voltando as perguntas, a maioria vai fazer perguntas para avaliar suas competências, seu comportamento e suas reações.

Coloquei abaixo os tipos de perguntas mais comuns:

Exploração


Essas perguntas são normalmente usadas para confirmar informações sobre você: seus empregos anteriores, sua formação, etc.

O entrevistador pode já saber algumas das respostas e fazer isso apenas para confirmar os dados do seu currículo.

Essas perguntas podem e devem te estimular a falar de outros detalhes que não estão no seu currículo, o que também estimulará outras perguntas por parte do entrevistador.

Comportamental

Uma pergunta comportamental é aquela onde o entrevistador pede para você descrever um momento onde você precisou “se virar”.

Essas perguntas ajudam o entrevistador a entender como você se portaria em situações semelhantes no novo emprego. Um exemplo de pergunta comportamental é:
  • Descreva uma situação difícil que você enfrentou e como você resolveu?
  • Se eu te der um trabalho que não faz parte da sua função, o que você faria?
  • Conte-me como você resolveu um conflito entre você e seu ex-colega de trabalho.
  • Conte-me sobre um erro que você tenha cometido. Como você o resolveu?
Outras perguntas comportamentais.

Estudo de caso

O entrevistador pode te dar um cenário / problema e te perguntar como você resolveria a situação.

Normalmente essas perguntas são sobre situações reais ou parecidas com o mundo real, mas existem perguntas para testar seu lado analítico tipo:
  • Quantas árvores existem na Amazônia?

Dinâmica de grupo

Um caso particular de processo seletivo é a dinâmica de grupo. Neste caso você terá um entrevistador e vários candidatos sendo avaliados juntos.

Resumidamente você deverá resolver um problema em equipe com os demais candidatos.

Não pretendo me estender aqui pois vou fazer outro artigo sobre este assunto.

Depois das perguntas

O entrevistador deve fazer perguntas por meia hora ou as vezes mais tempo, dependendo da sua experiência, do nível de importância da vaga e do quanto ele acha que você é um forte candidato para vaga.

Nem toda entrevista precisa ser somente o entrevistador perguntando. Ele pode (ou deveria) abrir um espaço para você fazer perguntas para ele.

Esta é a sua oportunidade de fazer perguntas sobre a empresa, sobre a vaga ou mesmo sobre benefícios.

Gosto sempre de dizer que a entrevista é uma estrada de mão dupla, onde as informações, assim como os carros, fluem em ambos os sentidos. Por isso pergunte e use essas informações para depois avaliar a proposta de emprego.

É possível que nesta fase o seu selecionador dê uma volta contigo no local de trabalho. Isso pode ajudar ou aumentar as chances de você aceitar a proposta de trabalho.

Fim da entrevista

Não espere que o entrevistador te diga logo de cara se você é ou não o escolhido. Lembre-se que ele pode ter outros para entrevistar, pode precisar de tempo para analisar todas as informações que ele coletou.

Você pode perguntar quando ele terá uma resposta ou uma decisão. Pode perguntar se será avisado que não foi escolhido, embora a maioria das empresas não irá te avisar.

Sempre agradeça sua participação ao final da entrevista, mesmo que você tenha ido mal, mesmo que o entrevistador tenha falado algo que você não gostou. Você teve uma chance e seu entrevistador gastou parte do tempo dele contigo.

Após a entrevista

Nesta fase o responsável pela contratação decide quem deve assumir a vaga. É também nesta fase que você deve pensar se a vaga é a ideal para você também. A sua decisão final pode ser balanceada conforme a proposta de emprego que você receber.

A maioria das empresas vai responder em uma semana ou duas, mas não fique surpreso se algumas levarem um mês para responder. E algumas empresas, infelizmente, sequer te darão um retorno.
Se a empresa estiver com outros candidatos na frente (preferência), pode ser que você leve muito mais tempo para receber um retorno ou ter mais uma entrevista.

O outro candidato (preferido) pode estar negociando a proposta e ele a empresa podem não chegar a um acordo mutuamente satisfatório. Nesse caso você pode receber uma proposta muito tempo depois da entrevista (Já aconteceu comigo rsrs).

Vou reforçar mais uma vez, nenhuma entrevista é perda de tempo, mesmo se você não foi escolhido ou caso tenha recusado a proposta.

Toda entrevista é uma oportunidade de você se aprimorar no ato de “fazer entrevista”. Com o tempo você terá melhores chances de ser selecionado e, portanto, escolher as melhores propostas.

Comentários

Google

Não encontrou o que procurava?

Sobre...


Gelson Luz é Engenheiro com experiência em gestão de pessoas e pode te ajudar a conquistar um novo emprego. Pesquise por "Gelson Luz" no seu buscador preferido para saber mais.

Por Gelson Luz. (Quem é Gelson Luz?)

Nome

Administração,29,administrativa,12,Analista,9,Artes,2,Assistente,6,Auxiliar,5,Carreira,2,Ciencias-Biologicas-e-da-Terra,5,Ciencias-Exatas-e-Informática,8,Comercial,2,Compras,1,Comunicação,1,Consultor,1,Contabilidade,4,Coordenador,3,Demissao,1,Direito,2,Educação,4,Eletrônica,1,Engenharia,3,Engenheiro,3,Entrevista,4,Especialista,1,Estagio,2,Estudante,2,Financeiro,7,Gerente,3,Guias,24,Humanas,9,Idiomas,2,Informática,3,Jurídico,1,Logística,3,lp1,21,Manutenção,1,Marketing,1,Mecânica,1,Medicina,2,Operacional,2,Planejamento,1,Primeiro-Emprego,5,Procurar-Emprego,10,Produto,1,Professor,1,Projetos,1,Química,1,Recursos-Humanos,3,Relacionamento,3,Salario,2,Saúde,5,Segurança-do-trabalho,1,Serviços,4,Supervisor,1,Técnico,4,Telemarketing,2,Vendas,5,Veterinaria,1,
ltr
item
Currículos: Modelos & Exemplos: Como funciona uma entrevista de emprego
Como funciona uma entrevista de emprego
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEbL1-xldi8QHU6V0xC20ZWon7tVuvMRuM15aucRJN3KxyDJT2V6NCkj5Qnigof8cIVIcwEZvriwHZP2puR85ZdUdCCiRnJHSfJ5pQU0irAAQHIPbTJ2OljK2SEyfL40kgYbkOYdNuHp8/s320/Como-funciona-uma-entrevista-de-emprego.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEbL1-xldi8QHU6V0xC20ZWon7tVuvMRuM15aucRJN3KxyDJT2V6NCkj5Qnigof8cIVIcwEZvriwHZP2puR85ZdUdCCiRnJHSfJ5pQU0irAAQHIPbTJ2OljK2SEyfL40kgYbkOYdNuHp8/s72-c/Como-funciona-uma-entrevista-de-emprego.jpg
Currículos: Modelos & Exemplos
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/como-funciona-uma-entrevista-de-emprego.html
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/como-funciona-uma-entrevista-de-emprego.html
true
7136163875934061627
UTF-8
Todos os artigos carregados Nenhum artigo encontrado Ver Todos Ler mais Responder Cancelar Resposta Apagar Por Início Páginas Artigos Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ TAGS ARQUIVO Pesquisar TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo satisfaz a sua pesquisa. Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago A mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo é exclusivo PASSO 1: Compartilhe em sua rede social favorita. PASSO 2: Clique no link da sua própria postagem na rede social. Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Índice