Como procurar o primeiro emprego (de jovem aprendiz ou menor aprendiz)

Como procurar o primeiro emprego de jovem ou menor aprendiz


Pode ser bem difícil arrumar um emprego quando você ainda está na escola e tem pouca (ou nenhuma) experiência profissional.

De fato, jovens tem a taxa de desemprego mais alta entre todas as faixas etárias.

A boa notícia é que há coisas que você pode fazer para aumentar as suas chances de ser contratado.

Dicas para jovens de como procurar o primeiro emprego

Não esteja tímido

Diga a todos que você procura um emprego. Se você não fizer isso as outras pessoas não vão adivinhar.

Muitos empregos não são anunciados da maneira tradicional em sites de pesquisa de empregos.
Algumas vagas são preenchidas por meio de indicações. Funciona assim:
  • O dono da vaga (Chefe) pergunta se alguém (colega de trabalho) tem alguém (para ocupar a vaga) para indicar;
  • Os atuais funcionários ou colegas encaminham currículos para o dono da vaga;
  • O dono da vaga escolhe o novo funcionário.
Entende agora a importância das pessoas saberem que você está procurando emprego?

Em outras palavras, ninguém vai te indicar se você não disser para elas que você quer (o primeiro emprego).

Tenha um leque aberto de opções

Uma coisa eu posso te dizer do alto dos meus 34 anos de vida:

Você não sabe o que quer na sua adolescência (e nem na sua juventude!).

A verdade é que seus gostos e sua profissão serão escolhidos apenas muito mais tarde. Você vai ter que experimentar e viver muita coisa ainda antes de saber o que quer fazer da vida.

Portanto, não se limite a certos tipos de empregos.

Outro motivo para manter a mente aberta é que você pode não conseguir o emprego que você quer... por falta de experiência.

Se você precisa do dinheiro (trabalho remunerado), tente ser mais flexível quanto ao que você vai fazer. Mais flexibilidade vai te trazer mais oportunidades.

Por exemplo, se você disser “eu não tiro xerox para os outros” você estará deixando de concorrer a maioria dos empregos e estágios sem experiência.

Mesmo que você seja contratado para um emprego que não foi a sua primeira opção, você pode se surpreender positivamente. E quem sabe descobrir que gosta de fazer isso?

Revise as regras do jogo

Há empregos que você não pode assumir por causa da carga horária ou por causa do horário de trabalho (Noturno por exemplo).

Este foi um exemplo, mas a CLT, o programa jovem aprendiz e o programa menor aprendiz são bem complexos. Fique a par dos seus direitos, mas saiba sobre suas limitações também.

Tire sua carteira de trabalho


Esta dica é autoexplicativa.

Carteira de trabalho não tem prazo de validade mas pode atrasar o início do seu emprego.

Não corra esse risco e tire a sua agora.

Comece perto de casa

Um bom modo de adquirir experiência é começar trabalhando para amigos e vizinhos. De fato, essa é a melhor opção enquanto você ainda é estudante. Exemplos:
  • Cuidar de crianças ou animais;
  • Serviços de jardinagem ou domésticos;
  • Outros.
Todos esses serviços podem ser incluídos no seu currículo. Em adição a isso, as pessoas para as quais você trabalha poderão te dar referências (recomendações) para os seus próximos empregos.

Faça trabalho voluntário

Outra opção é fazer trabalho voluntário. Você pode procurar instituições e ONGs na sua cidade.
Existem sites que te ajudam a encontrar essas instituições de maneira bem fácil. Hoje não há mais desculpas, basta querer.

É claro que você não vai receber salário, afinal o trabalho é voluntário. Mas este é o método mais fácil de adquirir experiência para o seu currículo.

E qualquer experiência adicional que você tiver pode fazer uma grande diferença positiva nos seus futuros processos seletivos.

Tenha um currículo

Um currículo chega a ser quase obrigatório, mas não deixe para fazê-lo em cima da hora.

Seu currículo pode ajudá-lo a se destacar da concorrência, mesmo que você ainda não tenha experiência profissional.

Informe-se em agencias locais

Os empregos preferenciais para você devem ser locais.

O problema é que esses empregos locais normalmente não são divulgados nos sites de pesquisa de emprego tradicionais pois iriam atrair gente de vários locais e tomar muito tempo do selecionador.

Para driblar esse problema várias empresas usam diferentes veículos para anunciar os empregos.

Informe-se na sua localidade sobre quais veículos elas estão usando, ou seja, onde os empregos da sua localidade são anunciados.

Sites de busca de emprego Online

No mundo online também há diferença entre sites de busca. Você pode pesquisar em sites mais genéricos como o Indeed.com ou usar sites mais específicos como o Aprendiz Paulista para encontrar emprego específico para você em sua cidade ou região.

Eu recomendo o uso de todos os sites para a sua pesquisa, mas, se você possuir restrição quanto a tempo para procurar emprego, então foque nos sites específicos para você.

Candidate-se ao máximo de vagas

Não espere uma resposta da sua última candidatura, mesmo que você tenha feito uma entrevista. Continue se candidatando.

Invista tempo suficiente para se candidatar e fazer o acompanhamento do processo seletivo.

Vista-se adequadamente

Vestir-se adequadamente não é sinônimo de usar terno e grava. O ideal é usar algo parecido com o que os funcionários já utilizam.

Para quem está começando e é jovem, acho importante tentar NÃO se destacar, o que normalmente é o contrário do que os jovens tentam fazer.

Na dúvida pergunte para a sua avó ou a outro idoso se você está bem vestido para uma entrevista. O conservadorismo deles vai ajudar você a se vestir “de acordo”.

Seja Flexível

Leve contigo para a entrevista de emprego uma “cola” dos horários que você pode trabalhar.

Mas seja flexível quanto a sua disponibilidade. Às vezes você pode mudar de horário aquela aula de judô para poder trabalhar no horário que o empregador precisa.

A regra é quanto mais flexível você for, maiores as chances de conseguir a vaga de emprego.

Comentários

Google

Não encontrou o que procurava?

Sobre...


Gelson Luz é Engenheiro com experiência em gestão de pessoas e pode te ajudar a conquistar um novo emprego. Pesquise por "Gelson Luz" no seu buscador preferido para saber mais.

Por Gelson Luz. (Quem é Gelson Luz?)

Nome

Administração,29,administrativa,12,Analista,9,Artes,2,Assistente,6,Auxiliar,5,Carreira,2,Ciencias-Biologicas-e-da-Terra,5,Ciencias-Exatas-e-Informática,8,Comercial,2,Compras,1,Comunicação,1,Consultor,1,Contabilidade,4,Coordenador,3,Demissao,1,Direito,2,Educação,4,Eletrônica,1,Engenharia,3,Engenheiro,3,Entrevista,4,Especialista,1,Estagio,2,Estudante,2,Financeiro,7,Gerente,3,Guias,24,Humanas,9,Idiomas,2,Informática,3,Jurídico,1,Logística,3,lp1,21,Manutenção,1,Marketing,1,Mecânica,1,Medicina,2,Operacional,2,Planejamento,1,Primeiro-Emprego,5,Procurar-Emprego,10,Produto,1,Professor,1,Projetos,1,Química,1,Recursos-Humanos,3,Relacionamento,3,Salario,2,Saúde,5,Segurança-do-trabalho,1,Serviços,4,Supervisor,1,Técnico,4,Telemarketing,2,Vendas,5,Veterinaria,1,
ltr
item
Currículos: Modelos & Exemplos: Como procurar o primeiro emprego (de jovem aprendiz ou menor aprendiz)
Como procurar o primeiro emprego (de jovem aprendiz ou menor aprendiz)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQOG8ZmqzOjbcOPj2CdLDxOAM1dDp7oJmGH5FpORmeBDKJMBTD88CH5pSItKrTaPiAsxE3lMjXsKpYixrBTwXK_OEovRVrKVMBVpxx8QXQEf2ZEMPpHW3H17qwUpQHDCdQHbHT4_z-VVc/s320/Como-procurar-o-primeiro-emprego-de-jovem-aprendiz-ou-menor-aprendiz.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQOG8ZmqzOjbcOPj2CdLDxOAM1dDp7oJmGH5FpORmeBDKJMBTD88CH5pSItKrTaPiAsxE3lMjXsKpYixrBTwXK_OEovRVrKVMBVpxx8QXQEf2ZEMPpHW3H17qwUpQHDCdQHbHT4_z-VVc/s72-c/Como-procurar-o-primeiro-emprego-de-jovem-aprendiz-ou-menor-aprendiz.jpg
Currículos: Modelos & Exemplos
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/como-procurar-o-primeiro-emprego-de.html
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/como-procurar-o-primeiro-emprego-de.html
true
7136163875934061627
UTF-8
Todos os artigos carregados Nenhum artigo encontrado Ver Todos Ler mais Responder Cancelar Resposta Apagar Por Início Páginas Artigos Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ TAGS ARQUIVO Pesquisar TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo satisfaz a sua pesquisa. Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago A mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo é exclusivo PASSO 1: Compartilhe em sua rede social favorita. PASSO 2: Clique no link da sua própria postagem na rede social. Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Índice