Como procurar o seu primeiro emprego

COMPARTILHE:

Como procurar o seu primeiro emprego

Se você pretende se candidatar ao primeiro emprego, você precisará de técnicas para procurar emprego. Mesmo que você seja apenas um adolescente ainda...

Antes de começar a procurar o seu primeiro emprego, você deve reunir informações sobre si próprio.

Por exemplo:
  • Formação acadêmica;
  • Habilidades;
  • Trabalho voluntário;
  • Experiência de trabalho informal.

Dicas para procurar o seu primeiro emprego

Mesmo que você ainda não tenha tido um emprego “de verdade” (aquele que te paga um salário todo o mês), existe um conjunto de experiências que podem ser relevantes na sua procura.

Fazer trabalho voluntário, ser babá, entregador de jornais, ou ter outras experiências semelhantes contam como trabalho quando você escreve um currículo ou quando preenche um formulário de candidatura ao seu primeiro emprego.

Revise as regras

Pode haver exigências sobre que empregos você pode ou não pode ter, principalmente em função da sua idade. Por exemplo, um menor aprendiz deve ter carga horária máxima de 6 horas (ensino fundamental) e não pode trabalhar em horário noturno.

Nesses casos não adianta se candidatar a um emprego que você não poderá assumir, certo?
Além disso, pode ser necessário tirar a carteira de trabalho (CLT), se inscrever em alguma agência de guarda mirim ou similar, etc...

Eleja suas preferências

O seu primeiro emprego pode ser um emprego divertido!

Considere o que você gostaria de fazer e onde você gostaria de fazê-lo.

Um trabalho na praia soa melhor do que no shopping? Ou você preferiria trabalhar numa montadora (de carros) para ganhar o desconto na compra de um carro novo para você?

Faça uma lista

Faça uma lista de onde você estudou (com datas). Se você se dedicou a algum esporte ou outra atividade extracurricular durante ou após a escola, liste-os também.

Liste também qualquer trabalho que você fez (inclusive voluntário), grupos ou organizações a que pertence (grupo jovem da sua igreja, CA da sua faculdade etc...). Liste as ONGs ou causas onde você ajudou como voluntário.

Depois você pode utilizar essas informações para fazer o seu currículo ou para se cadastrar nos sites de busca de emprego.

Candidatando-se

Você sabe como se candidatar a um emprego? Sim, existem diferentes formas de se candidatar... e diferentes abordagens podem te trazer melhores resultados.

Vou fazer um guia para explicar as diferentes formas de se candidatar a um emprego. Exemplo:
  • Como preencher um formulário de cadastro de currículo;
  • Se candidatando pela internet;
  • Indo até o empregador / empresa pessoalmente: Que roupa usar, o que levar contigo e o que você deve saber antes;
  • Usando uma carta de apresentação (Modelo incluído).

Escrevendo seu primeiro currículo

Veja aqui algumas dicas de como fazer o seu primeiro currículo. As dicas são específicas para quem está montando o currículo para o primeiro emprego, mas algumas dicas podem ser aproveitadas até por quem já tem experiência (e que está buscando crescer na sua carreira).

Conquistando o seu primeiro emprego em tempo parcial

Pode parecer difícil encontrar o seu primeiro emprego de meio período, especialmente no Brasil que possui uma das legislações trabalhistas mais restritivas.

Pretendo escrever também sobre os passos mais importantes que você deve seguir para conquistar aquele primeiro emprego de meio período. Ou posso escrever sobre dicas e estratégias de como procurar este primeiro emprego em tempo parcial.

Começando uma pesquisa

Comece a sua pesquisa pelo primeiro emprego visitando sites mais especializados em estágios ou empregos para iniciantes. Não vai adiantar procurar na Robert Half logo de cara não é mesmo?

Vou reunir aqui uma seleção de sites de emprego mais adequados para quem procurando o primeiro emprego.

Dicas para ser escolhido

Tenha em mente que você pode não ser selecionado para o primeiro emprego que você se candidatou, ou o segundo...

A procura pelo primeiro emprego pode levar tempo, especialmente se você não tiver muita experiência para se diferenciar. Veja aqui as características que vão assegurar que você é um candidato melhor para a vaga em disputa:

Faça o acompanhamento do processo seletivo

Aguarde alguns dias e logo depois veja como anda o processo seletivo. Ligue para seu entrevistador e reforce o seu interesse na vaga.

Se você conseguiu a entrevista pessoalmente (físico), tente falar com o entrevistador voltando ao local da entrevista pessoalmente. Da mesma maneira que eu coloquei antes, mencione que realmente se interessa na oportunidade.

Não economize munição

Não se candidate apenas a uma vaga ou a uma empresa, nem fique esperando o telefone tocar.
Considere ampliar os tipos empregos que você aceitaria e candidate-se a todos que puder.

Lembre-se que quanto mais você se candidatar, maiores serão as chances de você encontrar seu primeiro emprego.

Seja flexível


Candidatos que só estão disponíveis para algumas horas do dia tem menor probabilidade de serem contratados em comparação aqueles que são flexíveis quanto ao horário em que podem trabalhar. Por exemplo:

O candidato 1 disse ao entrevistador que só tem disponibilidade para as tardes de quarta, quinta e sexta-feira. Compare isso com o candidato 2 que disse que não possui restrições de horário, ou seja, que está disponível para trabalhar em qualquer horário.

Consegue ver porque o candidato 2 seria o selecionado?

Use seus contatos

Se você tiver um contato, use-o. Sua mãe faz compras regularmente na loja onde você gostaria de trabalhar? Nesse caso peça sua mãe para dizer que você está procurando um emprego.

Tem um amigo ou colega na empresa X onde você quer trabalhar? Peça a ele para ficar atento a abertura de novas vagas ou para encaminhar seu currículo.

Vista-se adequadamente

Quando você for a uma entrevista ou mesmo se candidatar ao seu primeiro emprego (pessoalmente), vista-se como se já tivesse o emprego.

Se você estiver procurando um emprego no varejo, por exemplo, visite a loja antes para ver o que o pessoal usa. Isso pode te dar uma ideia de como se vestir.

Na dúvida vista-se um pouco melhor ou mais formal, nunca menos.

Seja persistente

O primeiro emprego não costuma vir rapidamente, sobretudo quando não temos muita experiência ou muitas habilidades.

Continue tentando e se candidatando que você encontrará o seu primeiro emprego.

Gosto de frisar que o seu primeiro emprego é apenas o seu PRIMEIRO emprego e por isso será uma fundação para você conseguir o seu próximo emprego (ou função caso você fique na mesma empresa).

COMENTÁRIOS

Sobre...


Gelson Luz é Engenheiro com experiência em gestão de pessoas e pode te ajudar a conquistar um novo emprego. Pesquise por "Gelson Luz" no seu buscador preferido para saber mais.
Nome

Administração,29,administrativa,12,Analista,9,Artes,2,Assistente,6,Auxiliar,5,Carreira,2,Ciencias-Biologicas-e-da-Terra,5,Ciencias-Exatas-e-Informática,8,Comercial,2,Compras,1,Comunicação,1,Consultor,1,Contabilidade,4,Coordenador,3,Demissao,1,Direito,2,Educação,4,Eletrônica,1,Engenharia,3,Engenheiro,3,Entrevista,4,Especialista,1,Estagio,2,Estudante,2,Financeiro,7,Gerente,3,Guias,24,Humanas,9,Idiomas,2,Informática,3,Jurídico,1,Logística,3,Manutenção,1,Marketing,1,Mecânica,1,Medicina,2,Operacional,2,Planejamento,1,Primeiro-Emprego,5,Procurar-Emprego,10,Produto,1,Professor,1,Projetos,1,Química,1,Recursos-Humanos,3,Relacionamento,3,Salario,2,Saúde,5,Segurança-do-trabalho,1,Serviços,4,Supervisor,1,Técnico,4,Telemarketing,2,Vendas,5,Veterinaria,1,
ltr
item
Currículos: Modelos & Exemplos: Como procurar o seu primeiro emprego
Como procurar o seu primeiro emprego
https://1.bp.blogspot.com/-zhSo34sxhU4/XXj6fEBUL5I/AAAAAAAAv_8/r3hxJdicIf8VK2v0s_f5hyaeHW5YBm2iACLcBGAsYHQ/s320/Como-procurar-o-seu-primeiro-emprego2.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-zhSo34sxhU4/XXj6fEBUL5I/AAAAAAAAv_8/r3hxJdicIf8VK2v0s_f5hyaeHW5YBm2iACLcBGAsYHQ/s72-c/Como-procurar-o-seu-primeiro-emprego2.jpg
Currículos: Modelos & Exemplos
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/como-procurar-o-seu-primeiro-emprego.html
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/como-procurar-o-seu-primeiro-emprego.html
true
7136163875934061627
UTF-8
Todos os currículos carregados Não encontramos nenhum currículo. Ver todos Leia-mais Responder Cancelar resposta Apagar por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ TAGS ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS CURRÍCULOS Nenhum currículo encontrado para sua solicitação Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Saturday Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agorinha mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO EXCLUSIVO Curta ou compartilhe para baixar :) Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferância Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy