Dicas de como sobreviver ao primeiro emprego

Dicas de como sobreviver ao primeiro emprego

Parabéns!

Você vai começar no seu primeiro emprego (ou o seu segundo ou terceiro), certo?

Você está ansioso? Tem medo de não saber o que fazer?

Eu já passei por isso, portanto posso dizer “Fique tranquilo”.

Sim, fique tranquilo pois o seu chefe vai garantir que você saiba como fazer o seu trabalho.

Fazer o seu trabalho (ou como fazer) não é realmente o seu maior problema.

Você deve se preocupar em saber como se relacionar no trabalho. E o seu chefe não irá te ensinar sobre isso.

Se você estiver prestes a começar o seu primeiro emprego, este artigo vai poder ajudá-lo a ter sucesso, não só neste teu primeiro emprego, mas em todos os seus futuros empregos.

Fale com clareza e em bom tom

Você também já deve ter ido a uma loja e ter sido atendido por alguém que não segue essa dica.
As vezes você quase não consegue ouvir o que o atendente diz, por que ele fala muito baixo. É frequente ficar repetindo “O que? ”, “O que? ”, não é mesmo?

Você vai concordar que esse caso já é irritante, agora imagina quando a conversa não é do seu interesse imediato.

Imagina que do outro lado existe um novato te pedindo algo (informações por exemplo). Você tem coisas importantes para fazer e provavelmente não ganhará nada de imediato ajudando o novato.

Tente se imaginar respondendo às perguntas desse novato. Perguntas sem clareza e objetividade... Você teria paciência?

Provavelmente sim, no início. Afinal o novato está começando agora, é o primeiro emprego dele.
Mas depois de alguns dias ou meses (de comportamento chato) duvido que você irá querer continuar ajudando dele. Você irá naturalmente passar a evitar o novato.

Voltando para você, que está entrando no seu primeiro emprego. Não cometa esse erro.

Não assuma que as pessoas estão ali para te ajudar. Seja grato pela ajuda dos outros mas faça também um esforço para ser entendido.

Fale em bom tom e organize suas ideias antes mesmo de pedir ajuda ou perguntar algo.

Não interrompa os outros no trabalho


Essa é uma dica que poderia ser aplicada até no dia a dia, até por uma questão de educação.

Em alguns trabalhos essa pode ser até uma norma de segurança da empresa. Imagina interromper um funcionário de uma prensa durante sua operação?

Ele pode se distrair e acionar a prensa (ou o corte) na hora errada e colocar a sua segurança e a dele em risco.

No dia a dia nós temos várias pausas entre as atividades (ou micro atividades). Funciona como se fosse uma lista de exercícios da escola.

Você precisa focar durante um exercício até o fim dele porque se você perder “o fio da meada” no meio do caminho provavelmente terá que voltar para o início e fazer uma revisão (do que você já fez).

Por outro lado, você tem uma lacuna entre o fim de um exercício e o início do próximo. Nesta lacuna você pode ir ao banheiro, conversar com colegas etc...

No trabalho é do mesmo jeito. Seu trabalho é aguardar as lacunas das pessoas para poder abordá-las.
Caso você tenha dificuldade em identificar, faça sinal que gostaria de falar com ela e deixe-a decidir. Na maioria dos casos você vai esperar apenas alguns segundos.

Em hipótese nenhuma aborde / atropele as pessoas com seus questionamentos. A única exceção a essa regra é em caso de urgência.

Para a urgência ser classificada como urgente, a pessoa a quem está dirigindo deve entender que aquilo é urgente PARA ELA (e não necessariamente para você).

Mas como assim Gelson?

Para entender esse conceito você precisa novamente se por nos sapatos da outra pessoa.

Situação 1

Imagina que você está numa conversa super interessante no telefone e sua mãe desliga seu telefone e te manda botar o lixo para fora.

A primeira coisa que vem na mente é:
  • Não podia esperar cinco minutos?
  • A quanto tempo esse lixo estava aí?
  • Por que precisa ser exatamente agora?
Chato né?

Situação 2

Você está numa conversa super interessante no telefone e sua mãe desliga seu telefone porque o prédio está pegando fogo.

Você certamente vai correr e agradecer. Viu como a perspectiva muda?

Vista-se adequadamente

Muitas pessoas não sabem exatamente como se vestir para trabalhar. E é por isso que digo que é mais fácil se você tiver um uniforme.

No entanto, somente alguns empregos fornecem uniformes.

Algumas empresas tem regras de vestimenta bem rígidas, o que é bom porque evita que você tem que escolher.

Na prática, muitos empregadores vão simplesmente te dizer "vista-se adequadamente".

Mas que diabos isso significa?

Significa que você deve observar como os outros se vestem e tentar não se destacar.

Uma calça jeans e uma camisa polo são adequadas e suficientes para a maioria dos empregos. Já alguns escritórios podem requerer camisas sociais ou até terno e gravata.

Assegure-se que sua roupa está limpa e a sua calça não esteja rasgada (mesmo que isto esteja na moda).

Não use camisas com desenhos ou palavras que possam ofender aos outros, mesmo que você não se sinta ofendido.

Mulheres não devem usar roupa que revele muito. Nada de “Tomara-que-caia”, calças ou saias curtas, mostrar barriga etc...

Preste atenção no que te dizem

Durante uma conversa no momento que o outro está falando, posso dizer que as pessoas estão frequentemente pensando no que responder ou perguntar a seguir.

Esse mal não é exclusivo de quem está começando e acomete pessoas de todas as idades. Mas no caso de quem está começando é mais crítico.

Imagina perguntar algo que seu interlocutor acabou de explicar?

Uma coisa que você precisa entender é que ninguém gosta de desperdiçar tempo, mesmo que tenha ele sobrando.

Isso não quer dizer que você não deva perguntar ou tirar a sua dúvida. Apenas assegure-se de aproveitar ao máximo o tempo do profissional que está te ajudando.

Comentários

Google

Não encontrou o que procurava?

Sobre...


Gelson Luz é Engenheiro com experiência em gestão de pessoas e pode te ajudar a conquistar um novo emprego. Pesquise por "Gelson Luz" no seu buscador preferido para saber mais.

Por Gelson Luz. (Quem é Gelson Luz?)

Nome

Administração,29,administrativa,12,Analista,9,Artes,2,Assistente,6,Auxiliar,5,Carreira,2,Ciencias-Biologicas-e-da-Terra,5,Ciencias-Exatas-e-Informática,8,Comercial,2,Compras,1,Comunicação,1,Consultor,1,Contabilidade,4,Coordenador,3,Demissao,1,Direito,2,Educação,4,Eletrônica,1,Engenharia,3,Engenheiro,3,Entrevista,4,Especialista,1,Estagio,2,Estudante,2,Financeiro,7,Gerente,3,Guias,24,Humanas,9,Idiomas,2,Informática,3,Jurídico,1,Logística,3,lp1,21,Manutenção,1,Marketing,1,Mecânica,1,Medicina,2,Operacional,2,Planejamento,1,Primeiro-Emprego,5,Procurar-Emprego,10,Produto,1,Professor,1,Projetos,1,Química,1,Recursos-Humanos,3,Relacionamento,3,Salario,2,Saúde,5,Segurança-do-trabalho,1,Serviços,4,Supervisor,1,Técnico,4,Telemarketing,2,Vendas,5,Veterinaria,1,
ltr
item
Currículos: Modelos & Exemplos: Dicas de como sobreviver ao primeiro emprego
Dicas de como sobreviver ao primeiro emprego
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7vRR9sogzsle1fsdZqCnt7ldN1-3KaFRHTsbGkm6xN7b3vW385yrmQ0gco0WJY3RcYwzE0CcZnrGN-Hsx7cHRNenfcG7z2XGSzLm0uIJJY0NfV741QX55jD6b69GCLWtazJvFGjPSaus/s320/Dicas-de-como-sobreviver-ao-primeiro-emprego.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7vRR9sogzsle1fsdZqCnt7ldN1-3KaFRHTsbGkm6xN7b3vW385yrmQ0gco0WJY3RcYwzE0CcZnrGN-Hsx7cHRNenfcG7z2XGSzLm0uIJJY0NfV741QX55jD6b69GCLWtazJvFGjPSaus/s72-c/Dicas-de-como-sobreviver-ao-primeiro-emprego.jpg
Currículos: Modelos & Exemplos
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/dicas-de-como-sobreviver-ao-primeiro.html
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/dicas-de-como-sobreviver-ao-primeiro.html
true
7136163875934061627
UTF-8
Todos os artigos carregados Nenhum artigo encontrado Ver Todos Ler mais Responder Cancelar Resposta Apagar Por Início Páginas Artigos Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ TAGS ARQUIVO Pesquisar TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo satisfaz a sua pesquisa. Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago A mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo é exclusivo PASSO 1: Compartilhe em sua rede social favorita. PASSO 2: Clique no link da sua própria postagem na rede social. Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Índice