Dicas práticas para jovens: como procurar emprego


O cenário do emprego para os jovens e adolescentes de hoje é bastante diferente do que as gerações passadas tiveram.

O desemprego de jovens continua alto quando em comparação com os mais velhos e experientes.

No passado era comum o desejo de entrar em uma grande empresa e continuar nela até a aposentadoria.

Diferentemente das gerações anteriores, os jovens de hoje simplesmente não conseguem ficar em um único emprego da forma tradicional: adquirindo experiência, promoções e crescendo junto com a empresa.

Algumas dicas típicas como “evite trocar de emprego frequentemente”, não é mais aplicável aos jovens de hoje. Em parte porque os jovens são frequentemente alvos das demissões e dos altos e baixos do mercado.

Além disso, muitos jovens são levados a aceitar empregos inferiores a suas qualificações devido a um mercado de trabalho mais competitivo. Naturalmente isso traz uma insatisfação que vai contribuir para a saída da empresa em algum momento no futuro.

Considerando essa nova e diferente realidade dos jovens de hoje, coloquei abaixo algumas dicas práticas para os jovens que estão começando a procurar emprego, o seu primeiro emprego.

Saiba o que quer, o que você procura

O primeiro passo de uma pesquisa de emprego é começar com o objetivo em mente. Stephen Covey detalha bem esse conceito.

Que tipo de emprego você gostaria de ter?

Pense em que tipo de trabalho você gostaria de fazer no dia a dia, quanto de salário você precisa, e em que tipo de ambiente de trabalho você se encaixa melhor.

Depois que você tiver entendido suas preferências, deixe o perfeccionismo de lado e aceite ser flexível.

O seu primeiro emprego, e talvez seu segundo e terceiro, pode não ser do jeito que você imaginou. Na verdade, arrisco dizer que não será como você sonhou. E isso é perfeitamente normal e esperado.

Seus primeiros empregos vão te ajudar a adquirir experiência e desenvolver competências que serão úteis nos seus futuros empregos, mais próximos dos seus sonhos.

Saiba também que sua carreira não seguirá necessariamente pela ordem tradicional:
  • Junior;
  • Pleno;
  • Sênior.
Pode ser que você tenha que encarar diversos empregos (e empresas) antes de evoluir de um nível para o outro.

Talvez você tenha que aceitar um estágio não remunerado para ganhar experiência, ou um primeiro emprego que te paga um mero salário mínimo.

De fato, acredito que essa terminologia (junior, pleno e sênior) esteja caindo em desuso. Já vi funcionário de RH dizendo que o RH não cuida mais da carreira do funcionário, que cada um deve procurar as oportunidades de crescimento (dentro da empresa) por si só.

Faça networking

Essa é uma daquelas dicas que você já deve estar cansado de ouvir, não é mesmo? Mas é uma das mais eficazes também, por isso é tão repetida.

Ter e manter contatos profissionais é um ativo valioso na sua busca pelo seu primeiro emprego (e pelo segundo, terceiro etc...). Seus contatos podem compartilhar uma vaga contigo ou te indicar para ela.

A novidade para você é que fazer networking é mais fácil do que você imagina. E com o tempo você terá um monte de contatos procurando emprego para você.

Algumas dicas básicas para quem está começando na vida profissional (e a fazer networking):

Tenha uma conta no LinkedIn

Ter uma conta é de graça, diferentemente de outros sites de emprego como o Catho.

Esta rede social é totalmente voltada para a procura de emprego. Empregadores e headhunters estão constantemente procurando por candidatos no linkedin.

Outro recurso interessante desse site é o anúncio de vagas de emprego. Eu já vi algumas falhas do linkedin, como por exemplo indexar vagas de outros buscadores etc, mas mesmo assim vale a pena utilizar esta ferramenta.

Limpe seus perfis nas redes sociais


Você não precisa transformar seus perfis em robôs politicamente corretos. O importante é assegurar que eles não tenham nada que possa te prejudicar profissionalmente.

No início das redes sociais era muito comum os perfis serem uma representação fiel das pessoas. Mas imagina seu futuro chefe descobrindo mensagens em que você diz:
  • “Odeio acordar cedo”
  • “Queria matar meu chefe”
  • “Finjo trabalhar quando ninguém olha”
Não “pega bem”, não é mesmo?

Outra coisa, se você é assim mesmo, não precisa sair por aí divulgando.

Mantenha contato com seus contatos

Muitos descuidam nesse quesito e somente procuram os contatos quando precisam de ajuda ou de um emprego.

Networking é feito no dia a dia, por isso seja lembrado. Talvez o melhor meio de fazer isso é ajudar outras pessoas.

Hoje até o próprio linkedin tornou o networking mais fácil. Você tem todos os seus contatos a disposição e o meio de interagir com eles.

Siga todas as etapas da procura de emprego

Os jovens de hoje nasceram em um mundo muito mais rápido e fácil. São poucos os que conseguem entender as etapas que passamos ao procurar emprego. Exemplo:
  • Porque fazer entrevista se eu tenho currículo?
  • Porque fazer currículo se a escolha é só na entrevista?
  • Porque os entrevistadores fazem perguntas que já estão no currículo?
Essas etapas e formalidades podem frustrar os impacientes e ansiosos, mas é imprescindível que você conheça e siga todas elas. Isso porque é improvável que este método de seleção mude nos próximos anos.

Veja abaixo as principais etapas da candidatura a uma vaga de emprego.

Envie seu currículo

Leia a descrição do cargo cuidadosamente antes de enviar seu currículo. Assegure-se que seu currículo (ou o formulário) contém o que o empregador solicitou:
  • Pretensão salarial;
  • Referências;
  • Outros.

Revise!

Preste atenção aos detalhes. Qualquer erro na sua candidatura, por menor que seja, pode causar um enormemente impacto na sua avaliação.

Entrevista

  • Use roupas adequadas;
  • Desligue seu celular (ou bote no modo avião) durante a entrevista;
  • Seja cortês e cumprimente todos;
  • Cuidado com a sua linguagem corporal;
  • Não traga ninguém com você para a empresa (ou entrevista), mesmo que sejam seus pais. Se precisar de carona marque um local de encontro após você terminar a entrevista.

Prepare-se para as entrevistas

Os empregadores esperam que você esteja pronto para a entrevista. Portanto faça o seu dever de casa. Exemplo:
  • Aprenda as perguntas de entrevista mais comuns e pratique a resposta a elas. Treine até responder com confiança.
  • Estude a empresa. O que ela faz? Como está o mercado? Etc...
Não limite sua pesquisa ao site da empresa na internet. Busque também artigos e menções na imprensa sobre a empresa. Outra fonte de informação são os canais oficiais nas redes sociais.

Envie um “obrigado”

Após alguns dias você pode mandar um email de “obrigado” (por participar da entrevista).

Esta é uma boa oportunidade de reforçar (de forma resumida por favor) porque você é o melhor candidato.

Comentários

Google

Não encontrou o que procurava?

Sobre...


Gelson Luz é Engenheiro com experiência em gestão de pessoas e pode te ajudar a conquistar um novo emprego. Pesquise por "Gelson Luz" no seu buscador preferido para saber mais.

Por Gelson Luz. (Quem é Gelson Luz?)

Nome

Administração,29,administrativa,12,Analista,9,Artes,2,Assistente,6,Auxiliar,5,Carreira,2,Ciencias-Biologicas-e-da-Terra,5,Ciencias-Exatas-e-Informática,8,Comercial,2,Compras,1,Comunicação,1,Consultor,1,Contabilidade,4,Coordenador,3,Demissao,1,Direito,2,Educação,4,Eletrônica,1,Engenharia,3,Engenheiro,3,Entrevista,4,Especialista,1,Estagio,2,Estudante,2,Financeiro,7,Gerente,3,Guias,24,Humanas,9,Idiomas,2,Informática,3,Jurídico,1,Logística,3,lp1,21,Manutenção,1,Marketing,1,Mecânica,1,Medicina,2,Operacional,2,Planejamento,1,Primeiro-Emprego,5,Procurar-Emprego,10,Produto,1,Professor,1,Projetos,1,Química,1,Recursos-Humanos,3,Relacionamento,3,Salario,2,Saúde,5,Segurança-do-trabalho,1,Serviços,4,Supervisor,1,Técnico,4,Telemarketing,2,Vendas,5,Veterinaria,1,
ltr
item
Currículos: Modelos & Exemplos: Dicas práticas para jovens: como procurar emprego
Dicas práticas para jovens: como procurar emprego
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLATeKNzSFBmpHzxYH5hHSYpUct-RltstXoqLC9D2GINCiXBB1kJQ8DklmMAI_yfq4tCNTQDzdTJ2iLb3IOUOYKVCei4EBF9FUWXzUwZOhXofV_zHKF8F4ifv4kfvkYV4Lh3sz1ychBTs/s320/Dicas-praticas-para-jovens-de-como-procurar-emprego.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLATeKNzSFBmpHzxYH5hHSYpUct-RltstXoqLC9D2GINCiXBB1kJQ8DklmMAI_yfq4tCNTQDzdTJ2iLb3IOUOYKVCei4EBF9FUWXzUwZOhXofV_zHKF8F4ifv4kfvkYV4Lh3sz1ychBTs/s72-c/Dicas-praticas-para-jovens-de-como-procurar-emprego.jpg
Currículos: Modelos & Exemplos
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/dicas-praticas-para-jovens-como.html
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/dicas-praticas-para-jovens-como.html
true
7136163875934061627
UTF-8
Todos os artigos carregados Nenhum artigo encontrado Ver Todos Ler mais Responder Cancelar Resposta Apagar Por Início Páginas Artigos Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ TAGS ARQUIVO Pesquisar TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo satisfaz a sua pesquisa. Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago A mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo é exclusivo PASSO 1: Compartilhe em sua rede social favorita. PASSO 2: Clique no link da sua própria postagem na rede social. Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Índice