Do estágio ao primeiro emprego. Como ser efetivado?

Hoje vou dar algumas dicas para você garantir o seu primeiro emprego CLT antes do estágio acabar.

Conheça outros funcionários e funções

Aproveite cada oportunidade para se apresentar a outros funcionários, mesmo que você não tenha um colega em comum.

Aproveite que você é estagiário e tem a “desculpa” de ser curioso. Conheça outras funções, o “para que” e “como” funcionam os departamentos da empresa.

Tenha uma apresentação “na ponta da língua”

Pratique um discurso sobre você próprio.
  • De onde você é?
  • Onde você estuda?
  • Quais são os seus interesses e atividades?
Tente tornar seu discurso interessante e mantenha ele como menos de 30 segundos de duração.

A ideia é capturar o interesse do seu ouvinte para que ele queria continuar conversando contigo.

Por isso não tente fazer um mini currículo, pois a pessoa provavelmente não estará interessada no seu histórico profissional (pelo menos ainda). Mas isso não proíbe você de usar partes dele, como o nome da sua faculdade e o seu curso.

Tente incluir hobbies, atividades ou interesses que podem ser comuns com os outros. Um bom exemplo são os times de futebol que despertam muito interesse e afinidade entre os homens, mesmo se forem de times diferentes.

Seja uma pessoa agradável

Tenha sempre sorriso no rosto (veja a imagem acima), uma postura "deixa comigo" e “missão dada é missão cumprida”.

Os empregadores e outros funcionários não querem um “mala” entre eles. Ter que aturar um cara chato e sem noção todos os dias é uma tarefa árdua.

Perceba que ninguém vai te efetivar se você tiver uma postura ruim, mesmo que você seja o Einstein dos estagiários.

Chegue cedo

Tente chegar antes do seu chefe, se possível. Se for possível também, tente dar uma esticada no horário.

Você não precisa ser o primeiro a chegar nem o último a sair, mas estar próximo a eles pode te dar a fama de trabalhador.

A legislação trabalhista e seus horários podem limitar essa estratégia, verifique se você pode fazer.

Leia e se atualize sobre a sua área


Fique “a par” do que está acontecendo e o que pode afetar o seu trabalho e dos outros.

O mercado vai aumentar? Diminuir? Vai ter fusão na concorrência? Etc...

Esses tópicos viram assunto naturalmente e essa é uma boa oportunidade para você mostrar conhecimento.

Funcionários que demonstram que querem aprender e se atualizar ganham pontos.

Tome cuidado para não parecer esnobe, o “senhor sabe tudo”. É melhor passar uma imagem de curioso que de sabichão.

Trate seus colegas mais experientes como mentores

Essa é uma mágica que ocorre na vida. As pessoas assumem os papéis que damos a elas.

Se você tratar alguém como seu mentor ou coach, é bem provável que eles passem a agir como um.

Quando você estiver mais enturmado e tiver um bom relacionamento (amizade), peça conselhos e dicas para ser efetivado.

Colegas que se sentem mentores tem muito mais chances de te dar aquela dica matadora para efetivar. Às vezes até aquela dica que eles estavam guardando para eles mesmos.

Aprofunde laços de amizade

O ser humano não é um ser racional e sim emotivo por natureza.

As indicações para um novo emprego são feitas com base na amizade e não necessariamente na competência ou outro critério objetivo.

Procure oportunidades para interagir e aumentar a amizade. Que tal aproveitar a copa e o café para socializar?

Amigos tem mais chance de te indicar para uma nova oportunidade. Mas tenha cuidado com a sua postura nesses contatos. Nada de paquera, comentários impróprios ou polêmicos sobre temas como religião e política.

Você pode ser simpático, mas ainda profissional, sem precisar apelar para humor negro e outros temas que podem ser sensíveis para seus amigos.

Seja proativo e candidate-se a ajudar

Mantenha os ouvidos bem abertos por oportunidades. Mas o que são oportunidades?

Veja se tem algum funcionário sobrecarregado e se ofereça para ajudar. Pode ser que sua equipe esteja subdimensionada por conta de uma emergência ou a chegada súbita de novos projetos.

Essas novas experiências podem te dar conhecimentos que vão valorizar seu passe.

Por outro lado, a saída de um membro da equipe vai te deixar como candidato natural a vaga aberta, pois você já vai ter provado sua competência como profissional.

No entanto sempre verifique com seu chefe se ele está de acordo com essa ajuda.

Se não tiver trabalho suficiente para mantê-lo ocupado, pergunte a seu chefe "o que você pode fazer para facilitar a vida dele".

Agradeça sempre

Além de ser parte da educação, faz bem para a pessoa que o ajudou.

Em alguns casos você vai notar que alguns colegas te ajudam muito mais do que você pediu ou imaginou. Tenha certeza de deixar um agradecimento especial para quem merece. Pode ser por um email, por um reconhecimento em público ou outro meio, desde que seja genuíno.

Crie ou atualize seu perfil de LinkedIn

Adicione seus colegas de empresa, de faculdade e conhecidos. Em geral não faz mal ter muitos contatos no linkedin. Mas não adicione uma pessoa que não te conhece, a menos que vcoê tenha um propósito válido (para ela).

Se você passar a buscar a efetivação fora da sua empresa atual, use seus contatos de linkedin pois eles podem te ajudar. Eles podem encaminhar seu currículo para a pessoa certa ou te dar dicas de como se destacar.

Peça feedback

Depois de algumas semanas de estágio, pergunte ao seu chefe como está seu desempenho, se há algo que você pode melhor etc...

É normal que você tenha um longo caminho a percorrer e toda resposta vai te ajudar a chegar no destino mais rápido.

No entanto, fique atento a respostas de caráter mais subjetivo como “você deve se integrar melhor no time”, “Melhorar a comunicação”, entre outros. Dificilmente vão te dizer exatamente porque mas pode ser sinal que você não está sendo bem-sucedido em implementar as dicas que eu te passei acima.

Mantenha registro e evidências das suas contribuições

Contribuições não são as suas atividades do dia a dia. São aquele algo mais, aquele valor agregado, algo que você fez ou conquistou acima do esperado.

É possível que você esqueça das suas conquistas com o tempo, especialmente se elas forem pequenas. Por isso você deve manter um registro delas.

Esta lista vai ser útil quando você for conversar com seu chefe sobre uma efetivação.

Conquistando a efetivação

Após um ano de estágio, assumindo que você ainda não efetivou, pergunte a seu chefe o que você precisa para assumir uma posição de efetivo (CLT).

Um ano é o tempo recomendável para a maioria das empresas, mas em algumas empresas, especialmente se o mercado estiver aquecido, 6 meses pode ser razoável também.

Prepare-se para falar sobre o que você aprendeu e como você está melhor do que um ano atrás.

Mostre como você agrega valor para a empresa, de preferência com dados concretos e indicadores.

Se não houver nenhuma possibilidade na empresa, nem mesmo transformando sua vaga de estágio em um emprego definitivo, pergunte se ele poderia ajudá-lo a conquistar um novo emprego em outra empresa.

Se o seu chefe realmente precisar de você pode ser que isso faça ele sair da inércia e buscar sua efetivação. Caso ele não precise tanto assim, o que justifica não abrir uma vaga de efetivo no seu caso, então ele pode até te ajudar.

Conseguindo um aumento como estagiário

Não conseguiu a efetivação ainda? Você ainda pode pleitear um aumento e continuar como estagiário.

Se sua remuneração for “pouca”, você também pode usar suas contribuições para pedir uma compensação melhor por seu trabalho.

Usa a lógica quando for pedir um aumento e esteja pronto para dizer porque você merece um aumento de salário.

Pelo amor de Deus, nada de:
  • “Porque eu não faltei nenhum dia”
  • “Porque chego no horário sempre”
Isso não passa de obrigação sua contratual!

A melhor hora para pedir um aumento pode variar de caso para caso, mas é normalmente uma boa hora após uma conquista sua e quando outros reconhecem valor nisso.

Seu chefe também pode ter oscilações de humor. Verifique se há um horário ou um dia da semana em que ele (ou ela) está mais feliz e aberto a novas ideias. Esse vai ser o melhor horário de abordá-lo.

Comentários

Google

Não encontrou o que procurava?

Sobre...


Gelson Luz é Engenheiro com experiência em gestão de pessoas e pode te ajudar a conquistar um novo emprego. Pesquise por "Gelson Luz" no seu buscador preferido para saber mais.

Por Gelson Luz. (Quem é Gelson Luz?)

Nome

Administração,29,administrativa,12,Analista,9,Artes,2,Assistente,6,Auxiliar,5,Carreira,2,Ciencias-Biologicas-e-da-Terra,5,Ciencias-Exatas-e-Informática,8,Comercial,2,Compras,1,Comunicação,1,Consultor,1,Contabilidade,4,Coordenador,3,Demissao,1,Direito,2,Educação,4,Eletrônica,1,Engenharia,3,Engenheiro,3,Entrevista,4,Especialista,1,Estagio,2,Estudante,2,Financeiro,7,Gerente,3,Guias,24,Humanas,9,Idiomas,2,Informática,3,Jurídico,1,Logística,3,lp1,21,Manutenção,1,Marketing,1,Mecânica,1,Medicina,2,Operacional,2,Planejamento,1,Primeiro-Emprego,5,Procurar-Emprego,10,Produto,1,Professor,1,Projetos,1,Química,1,Recursos-Humanos,3,Relacionamento,3,Salario,2,Saúde,5,Segurança-do-trabalho,1,Serviços,4,Supervisor,1,Técnico,4,Telemarketing,2,Vendas,5,Veterinaria,1,
ltr
item
Currículos: Modelos & Exemplos: Do estágio ao primeiro emprego. Como ser efetivado?
Do estágio ao primeiro emprego. Como ser efetivado?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2_2aeVz2d_aXDlyvpnX4GNEx0IXX1UFbc9hsm2POkbvjKLqslRZj7oY-YHM2VLtFUAF4IoKah8U7YaAdwlXcvRdfb8BzsNzD-dmm7A02JDJfClQ0AY0iJkc2LXUvH_ohm4xr8Eg3jRMk/s320/Do-estagio-ao-primeiro-emprego-Como-ser-efetivado.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2_2aeVz2d_aXDlyvpnX4GNEx0IXX1UFbc9hsm2POkbvjKLqslRZj7oY-YHM2VLtFUAF4IoKah8U7YaAdwlXcvRdfb8BzsNzD-dmm7A02JDJfClQ0AY0iJkc2LXUvH_ohm4xr8Eg3jRMk/s72-c/Do-estagio-ao-primeiro-emprego-Como-ser-efetivado.jpg
Currículos: Modelos & Exemplos
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/do-estagio-ao-primeiro-emprego-como-ser.html
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/do-estagio-ao-primeiro-emprego-como-ser.html
true
7136163875934061627
UTF-8
Todos os artigos carregados Nenhum artigo encontrado Ver Todos Ler mais Responder Cancelar Resposta Apagar Por Início Páginas Artigos Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ TAGS ARQUIVO Pesquisar TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo satisfaz a sua pesquisa. Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago A mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo é exclusivo PASSO 1: Compartilhe em sua rede social favorita. PASSO 2: Clique no link da sua própria postagem na rede social. Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Índice