Não consigo arrumar um emprego

COMPARTILHE:

Não consigo arrumar um emprego


A formatura passou e, infelizmente, também foi com ela o sonho de se formar empregado.

Você mandou currículo para muitos anúncios de emprego e pode ser que nem lembre mais de todos que mandou (de tantos que foram).

Já se perguntou o que você está fazendo de errado? E porque as empresas não estão te escolhendo?
Fiz uma ótima faculdade, tenho um ótimo CR. Porque não consigo um emprego?

Tem sido um sacrifício para você arrumar um emprego?

Esta é uma situação muito, muito delicada... eu sei.

Afinal, você fez a faculdade porque queria um emprego na sua área de interesse. E se você soubesse que não ia ter emprego, você provavelmente nem teria feito faculdade.

E aquela velha dica de família “Estuda meu filho. Só assim você vai ser alguém”. E agora que você cumpriu sua parte de “estudar” e não veio o prometido “Ser alguém”?

A verdade é que você não é o único que está sofrendo para conquistar o seu primeiro emprego. Milhares de recém-formados passam por esta situação todos os anos.

As vezes os empregadores recebem mais de 200 currículos para a mesma vaga, basta ver algumas vagas divulgadas no linkedin.

Vendo por este ângulo fica mais fácil entender por que as empresas têm dificuldade para selecionar o melhor candidato.

Seu currículo é apenas um entre centenas. E os selecionadores podem não estar dando muita atenção a seu currículo, porque tem muitos para ler. E empresa nenhuma ganha dinheiro para ler currículos (Nem os headhunters!).

Entende agora porque seu currículo pode estar sendo ignorado?

Não é minha intenção fazê-lo desistir. Meu objetivo aqui é te mostrar que sim, há coisas que você pode fazer para aumentar as suas chances de ser arrumar um emprego (mesmo que o seu mercado de trabalho seja muito competitivo).

As dicas abaixo podem não funcionar sempre, mas lembre-se que tudo o que você precisa é capturar a atenção de um empregador, o que pode levá-lo a finalmente conquistar o seu primeiro emprego.

Dicas para quem está com dificuldade de arrumar (o primeiro) emprego

Avalie as tendências da sua área ou mercado

Um emprego em uma área específica pode ser cíclico, portanto é importante focar nas áreas e mpresas que estão contratando atualmente.

Muitas vezes pode haver flutuações nas contratações devido a saturação do mercado de trabalho no momento.
A saturação funciona da seguinte forma:

Fase crescimento

  • O mercado aquecido impulsionas as contratações.
  • O grande número vagas atrai novos candidatos e mais profissionais são formados para esta área. Ótima oportunidade para quem está procurando o primeiro emprego.

Fase encolhimento

  • O mercado se contrai e as empresas demitem, gerando um grande número de profissionais “de reserva”.
  • O mercado neste caso pode ser considerado “saturado” e novos candidatos sem experiência dificilmente conseguem arrumar um emprego (nesta área).

Fase de estabilidade

  • Com o tempo os profissionais demitidos arrumam outras profissões.
  • O mercado de trabalho se estabiliza com uma relação mais equilibrada entre profissionais com e sem experiência ingressando e saindo do mercado.
Se o seu objetivo for entrar em um mercado de trabalho que contrata atualmente poucos (sem experiência), considere abrir seu leque e trabalhar em outra área até que o mercado volte a dar sinais de crescimento.

Procure emprego ativamente

Já vi muitas vezes o indivíduo deixar de procurar emprego para ficar lendo os alertas de email.
Nada contra os alertas, eles são úteis (e passivos). Mas eles não devem substituir sua procura constante pelo primeiro emprego.

Quantas vezes eu vi um anúncio interessante mas que não estava cadastrado com uma determinada palavra chave, e consequentemente, não chegou por alerta no meu email?

Procure novos anúncios e fontes. Talvez sua faculdade tenha um quadro de aviso tradicional.

Não pare nem quando você estiver no período de férias (escolares). As empresas não param, nem as contrações.

Aliás você frequentemente terá mais chances de ser contratado nesse período pois muitos deixam de procurar para “curtir a vida”.

Menos concorrência, mais chances. Entendeu?

Crie um currículo profissional que se destaca

Se você está se candidatando a vagas mas não está sendo chamado para entrevistas, sugiro que dê uma revisitada em seu currículo.

Seu currículo deve mirar o topo da montanha de currículos.

Para conseguir isso o primeiro passo é não deixar nenhum erro de digitação ou gramática nele.
É impressionante como erros bobos podem “queimar seu filme” e levar seu currículo para a lixeira (virtual ou física)

Você também deve procurar meios de diferenciar seu currículo de outros candidatos.

Um dos meios de fazer isso é capturar a essência do que a vaga requer e fazer um currículo de acordo com o seu empregador já procura.

Faça networking

Sabe aquele antigo ditado que diz “O importante não é saber, mas ter o telefone de quem sabe”? Pois é, continua sendo válido na hora de procurar um emprego.

Mantenha contato com colegas de faculdade, amigos de trabalho e quaisquer outros contatos que possam te ajudar a descobrir aquelas vagas de emprego que não são anunciadas (ou que são preenchidas antes disso).

Outra razão para manter contato é para que eles te recomendem quando uma oportunidade (que não requer experiência) aparecer.

Resumindo:

  • Avalie as tendências da sua área ou mercado
  • Procure emprego ativamente
  • Crie um currículo profissional que se destaca
  • Faça networking

COMENTÁRIOS

Sobre...


Gelson Luz é Engenheiro com experiência em gestão de pessoas e pode te ajudar a conquistar um novo emprego. Pesquise por "Gelson Luz" no seu buscador preferido para saber mais.
Nome

Administração,29,administrativa,12,Analista,9,Artes,2,Assistente,6,Auxiliar,5,Carreira,2,Ciencias-Biologicas-e-da-Terra,5,Ciencias-Exatas-e-Informática,8,Comercial,2,Compras,1,Comunicação,1,Consultor,1,Contabilidade,4,Coordenador,3,Demissao,1,Direito,2,Educação,4,Eletrônica,1,Engenharia,3,Engenheiro,3,Entrevista,4,Especialista,1,Estagio,2,Estudante,2,Financeiro,7,Gerente,3,Guias,24,Humanas,9,Idiomas,2,Informática,3,Jurídico,1,Logística,3,Manutenção,1,Marketing,1,Mecânica,1,Medicina,2,Operacional,2,Planejamento,1,Primeiro-Emprego,5,Procurar-Emprego,10,Produto,1,Professor,1,Projetos,1,Química,1,Recursos-Humanos,3,Relacionamento,3,Salario,2,Saúde,5,Segurança-do-trabalho,1,Serviços,4,Supervisor,1,Técnico,4,Telemarketing,2,Vendas,5,Veterinaria,1,
ltr
item
Currículos: Modelos & Exemplos: Não consigo arrumar um emprego
Não consigo arrumar um emprego
https://1.bp.blogspot.com/-Fwhvehw2g0c/XXkF-iXzalI/AAAAAAAAwCI/pWuAc34075A7LtoaYqHRAQIGa6X5KZPewCLcBGAsYHQ/s320/Nao-consigo-arrumar-um-emprego.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-Fwhvehw2g0c/XXkF-iXzalI/AAAAAAAAwCI/pWuAc34075A7LtoaYqHRAQIGa6X5KZPewCLcBGAsYHQ/s72-c/Nao-consigo-arrumar-um-emprego.jpg
Currículos: Modelos & Exemplos
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/nao-consigo-arrumar-um-emprego.html
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/nao-consigo-arrumar-um-emprego.html
true
7136163875934061627
UTF-8
Todos os currículos carregados Não encontramos nenhum currículo. Ver todos Leia-mais Responder Cancelar resposta Apagar por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ TAGS ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS CURRÍCULOS Nenhum currículo encontrado para sua solicitação Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Saturday Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agorinha mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO EXCLUSIVO Curta ou compartilhe para baixar :) Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferância Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy