O que fazer depois da faculdade

COMPARTILHE:


Terminou a faculdade?

Muitos me perguntam o que fazer depois da faculdade. Alguns se formam e não conseguem a efetivação ou outro emprego.

Outros querem tirar um ano sabático e fazer algo diferente antes de ter um emprego tradicional de 8 as 17.

Para responder a essa pergunta eu reuni algumas dicas do que você pode fazer depois da sua graduação.

Pense sempre em como essas opções podem melhorar o seu currículo.

Faça cursos complementares

Tem momentos que você acha que escolheu a carreira errada? É um sentimento muito comum, especialmente depois que você se forma.

Às vezes você só está curioso para conhecer outras áreas e profissões. Em outros casos você está inseguro sobre sua capacidade de exercer a profissão.

Em ambos os casos eu recomendo que faça cursos livres sobre os temas que estão te atraindo.
Com certeza é melhor do que iniciar uma nova faculdade, que você nem sabe se vai conseguir terminar. Sim, muitos desistem no meio do caminho.

Um curso rápido, por outro lado, vai te dar habilidades específicas e práticas para sua carreira. Ele pode também eliminar as dúvidas que você tem sobre outra profissão ou mesmo sobre sua própria!

Outra vantagem de um curso livre é que vai te abrir um leque de oportunidades de emprego.

Por exemplo, se você fez um curso superior de engenharia e fez um curso de autocad, poderá trabalhar como desenhista e posteriormente (talvez) obter uma vaga de projetista.

Seja um pesquisador


Muitas universidades têm oportunidades para pesquisadores e bolsistas. Algumas tem programas de mestrado e doutorado dedicado onde você recebe um salário (bolsa) mensal para estudar e trabalhar em pesquisas.

"Pesquisa" pode parecer exclusiva as ciências como engenharia, biologia, química, mas também há oportunidades para psicologia, jornalismo, relações internacionais etc.

Esta é uma oportunidade ganha-ganha para você. Você estuda, recebe um salário e desenvolve algo prático para as empresas que financiam o seu projeto.

O seu projeto pode inclusive abrir portas para um novo emprego. Mas caso você não tenha ficado satisfeito com o resultado, você ainda sim terá um novo título (Mestre, doutor etc) que vai contribuir na sua jornada profissional.

Trabalhe na sua faculdade

Uma alternativa a ser um pesquisador é buscar um emprego tradicional na sua faculdade. Por exemplo, você pode trabalhar na biblioteca, no laboratório, no atendimento ou mesmo dar aulas.

Estes tipos de empregos podem ser interessantes especialmente se você tiver interesse em continuar seus estudos. Algumas faculdades permitem que você faça aulas e cursos gratuitamente.

Seja Guia ou professor de esportes “radicais”

Você gosta de aventura? Gosta de:
  • Rafting (descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis)?
  • Paraquedismo (Saltar de um avião)?
  • Escalada?
  • Rapel (descer obstáculos)?
  • Canoagem?
  • Bungee jumping?
Essas atividades podem ser divertidas e se tornar em um trabalho em tempo parcial, após o término da sua faculdade.

Muitas empresas de turismo procuram jovens para esta função. O perfil procurado coincide com o término da faculdade, com idades variando entre 22 e 30 anos.

Invista em seu hobby

Gosta de ioga ou pilates?

Não? E algo mais artístico como desenhar e pintar?

Se você tiver um hobby que possa ser convertido em um trabalho, considere investir em um curso ou treinamento que te qualifique para ensiná-lo a outras pessoas.

Por exemplo, você pode fazer aulas (ou licenciatura) de ioga para dar aulas de ioga. O mesmo pode ser dito para aulas de fotografia, pintura etc...

Independentemente do que você gosta de fazer, tente extrair um trabalho dele. Você terá um emprego e ganhará experiência com o tempo. E no futuro você poderá voltar ao seu hobby caso você fique desempregado.

Seja voluntário

O voluntário por definição não recebe nenhum salário. Mesmo assim é uma forma de utilizar seu tempo de forma útil, ganhar experiência, eliminar dúvidas e se sentir bem com você mesmo.

Esse período vai te levar a conhecer novas pessoas e a expandir seu networking. Por esse motivo pode te abrir as portas para outras oportunidades.

Existem sites online que facilitam a busca por ONGs que empregam trabalho voluntário. Exemplo ONGSBrasil.

Procure um trabalho sazonal


Existem alguns trabalhos que são bem legais e sazonais. Esses trabalhos normalmente estão atrelados ao turismo como o salva vidas no verão, mas podem existir eventos que demandam mão de obra (olimpíada, Rock in Rio etc...)

Esta pode ser uma maneira bem divertida de ganhar experiência. É uma ótima ideia para quem fica entediado com facilidade porque os trabalhos não são permanentes e sua mente vai estar sempre aprendendo coisas novas.

Se você se organizar bem pode ser que você consiga se manter empregado o ano inteiro com trabalhos desse tipo.

Seja babá

Esta dica pode não ser aplicável a você, caso você seja homem (devido ao estigma do serviço).
Trabalhar como babá é uma boa oportunidade para pessoas que gostam de trabalhar com crianças.

Se você decidir ser uma babá em tempo integral, muitas vezes você pode conseguir hospedagem gratuita, o que é uma boa maneira de economizar dinheiro.

Outros benefícios que podem ser oferecidos é a oportunidade de viajar com a família e o uso do carro.

Se você ficar com a mesma família por bastante tempo (1 ano por exemplo), pode ser que você consiga referências fortes para apresentar a futuros empregadores.

COMENTÁRIOS

Sobre...


Gelson Luz é Engenheiro com experiência em gestão de pessoas e pode te ajudar a conquistar um novo emprego. Pesquise por "Gelson Luz" no seu buscador preferido para saber mais.
Nome

Administração,29,administrativa,12,Analista,9,Artes,2,Assistente,6,Auxiliar,5,Carreira,2,Ciencias-Biologicas-e-da-Terra,5,Ciencias-Exatas-e-Informática,8,Comercial,2,Compras,1,Comunicação,1,Consultor,1,Contabilidade,4,Coordenador,3,Demissao,1,Direito,2,Educação,4,Eletrônica,1,Engenharia,3,Engenheiro,3,Entrevista,4,Especialista,1,Estagio,2,Estudante,2,Financeiro,7,Gerente,3,Guias,24,Humanas,9,Idiomas,2,Informática,3,Jurídico,1,Logística,3,Manutenção,1,Marketing,1,Mecânica,1,Medicina,2,Operacional,2,Planejamento,1,Primeiro-Emprego,5,Procurar-Emprego,10,Produto,1,Professor,1,Projetos,1,Química,1,Recursos-Humanos,3,Relacionamento,3,Salario,2,Saúde,5,Segurança-do-trabalho,1,Serviços,4,Supervisor,1,Técnico,4,Telemarketing,2,Vendas,5,Veterinaria,1,
ltr
item
Currículos: Modelos & Exemplos: O que fazer depois da faculdade
O que fazer depois da faculdade
https://1.bp.blogspot.com/-N1QMYlV8tE0/XXksf2wM83I/AAAAAAAAwEM/D7ciApAytSMZkpkvxXCWzwKXNzHjf0nswCLcBGAsYHQ/s320/O-que-fazer-depois-da-faculdade.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-N1QMYlV8tE0/XXksf2wM83I/AAAAAAAAwEM/D7ciApAytSMZkpkvxXCWzwKXNzHjf0nswCLcBGAsYHQ/s72-c/O-que-fazer-depois-da-faculdade.jpg
Currículos: Modelos & Exemplos
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/o-que-fazer-depois-da-faculdade.html
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/o-que-fazer-depois-da-faculdade.html
true
7136163875934061627
UTF-8
Todos os currículos carregados Não encontramos nenhum currículo. Ver todos Leia-mais Responder Cancelar resposta Apagar por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ TAGS ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS CURRÍCULOS Nenhum currículo encontrado para sua solicitação Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Saturday Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agorinha mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO EXCLUSIVO Curta ou compartilhe para baixar :) Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferância Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy