O que fazer no primeiro dia de trabalho

O que fazer no primeiro dia de trabalho


Seu primeiro dia de trabalho pode ser bem diferente de começar em uma nova escola (Lembra como era?).

Em ambos os casos você está em um ambiente novo, com pessoas novas e novas figuras de autoridade.

Na escola você começa ao mesmo tempo com seus colegas de turma. Ninguém conhece ninguém e as amizades se formam rapidamente.

Já em seu primeiro emprego... você é novato e todo mundo já se conhece. As relações já estão formadas e você precisa se encaixar.

No começo você não sabe nem onde é o banheiro! Talvez seja o único que não sabe que não se deve pedir nada para a chefe antes dela tomar o (primeiro) café (exemplo de regras informais).

Sim, há muita coisa para você aprender. Por isso a minha primeira dica é: Pergunte.

O que fazer ANTES do primeiro dia

Pesquise sobre seu empregador, a empresa onde você vai trabalhar

Aprenda tudo o que puder sobre ela:
  • O que ela faz (produtos ou serviços),
  • Sua filosofia e valores,
  • História,
  • Cultura corporativa.
Você pode obter informações valiosas de seus contatos. Quem sabe um conhecido seu já trabalhou ou trabalha na empresa?

Não ia ser legal ser recebido e apresentado por alguém que já está no grupo?

Escolha a roupa que você irá vestir com cuidado

Prefira roupas mais conservadoras para seu início. Quando você entender melhor o que é adequado usar no trabalho, você poderá usar roupas mais “ousadas” se quiser.

Eu já trabalhei em escritório em que a regra (informal) era roupa social de segunda a quinta-feira e camisa polo na sexta-feira. Mas para perceber isso você talvez leve uma semana ou mais.

Lembre-se de lavar e passar as roupas com antecedência

Desta forma elas ficam disponíveis quando você precisar durante a semana.

Você vai ficar feliz de ter a roupa pronta quando estiver voltando para casa cansado. A primeira semana de trabalho pode ser muito cansativa.

Planeje sua ida ao trabalho e algumas rotas alternativas

Você ficará feliz de ter se planejado se tiver transito ou se o metrô não estiver funcionando.

O que fazer no PRIMEIRO DIA

O primeiro dia chegou. Você sente um frio na barriga?

Saia mais cedo de casa, independentemente se você vai de carro ou de transporte público. Você deve evitar os imprevistos e chegar um pouco mais cedo.

Trate este dia como se fosse uma entrevista de emprego. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica.

Coma o café da manhã em casa e escove os seus dentes. Nada de bafo ou resto de comida entre os dentes, ok?

O seu primeiro dia de trabalho começa quando você sai de casa. Você nunca sabe o que ou quem encontrará no meio do caminho.

Pode encontrar com seu chefe ou um outro funcionário. No meu primeiro emprego eu encontrei com uma chefe (de um departamento vizinho ao meu) no ambulatório da empresa, antes de começar.

Imagina se eu falasse alguma besteira para ela? Ela certamente iria contar para os colegas e talvez até para o meu chefe.

O que fazer na empresa na PRIMEIRA SEMANA

  • Adote um sorriso no rosto. Pessoas que sorriem são automaticamente consideradas mais simpáticas (Lembra da miss universo?).
  • Cumprimente as pessoas. Com o tempo você vai aprender os padrões de educação (e cumprimento). Sim, existem muitas diferenças entre regiões do Brasil e entre empresas.
  • Seja educado com todos: recepcionista, faxineira, colega de trabalho ou o seu novo chefe.
Em certo emprego eu entrei junto (no mesmo dia) de um outro engenheiro. Este engenheiro ganhou uma fama tão rápida de esnobe, grosso e louco que foi demitido (ou se demitiu sei lá o que houve) em menos de uma semana.
  • Apresente-se para as pessoas com quem você ainda não falou, independentemente de ter um conhecido em comum.
  • Lembre-se que você pode (e deve) fazer perguntas. Ninguém se importa de ajudar.
Todo mundo teve o seu "primeiro dia" e as pessoas normalmente gostam de ajudar.
  • Você que deve se adequar a empresa e não o contrário.

É normal querer mostrar resultado e fazer as coisas melhor, mas há um limite. Você precisa entender esse limite pela experiência, pela convivência e, principalmente, pelo exemplo.
  • Não tente impor suas ideias para os demais colegas de trabalho, por melhor que sejam. Mesmo que tenha dado mais resultado em seu outro trabalho.

O que fazer na empresa nas PRIMEIRAS SEMANAS

Seu maior desafio vai ser se enturmar.

Quanto mais rápido você se enturmar, mais rápido você vai se adaptar ao seu novo emprego.
Este tempo varia de pessoa para pessoa e de emprego para emprego.

Algumas pessoas são tão magnéticas que se enturmam rapidamente em alguns empregos. Outras podem levar até alguns meses (Tempo para outros entrarem na empresa).

Tente fazer o seu trabalho da melhor forma possível. As seguintes dicas podem te ajudar:
  • Faça perguntas (Básico). Você está começando agora e é melhor fazer certo da primeira vez do que voltar ao assunto e ter que refazer ou retrabalhar.
  • Sorria e seja simpático. Conheça o máximo de funcionários da empresa, descubra um pouco sobre cada um deles, quais são os interesses deles etc...
  • Use a hora do almoço para socializar com outros funcionários. Pode ser tentador sair para almoçar com antigos colegas, mas esse horário é perfeito para consolidar amizades.
  • Descubra como funciona a burocracia da sua empresa. É impressionante como tem gente que acha que pode sair por aí inventando (e distribuindo) serviço para os outros. Não seja desse tipo nem aceite que os outros te repassem o serviço deles.
  • Evite fofocas. Você pode até ouvir e se beneficiar delas, mas não deve nunca contribuir com a criação ou a sua disseminação delas.
  • Não reclame do seu chefe, colegas de trabalho ou do emprego anterior. O assunto pode virar fofoca e se virar contra você.
  • Continue chegando cedo ao trabalho e não corra para ir embora no fim do expediente. Isso não significa que você tem que ser a primeira pessoa a chegar e a última a sair. Mas não seja o último chegar nem o primeiro a sair.
  • Candidate-se a novos projetos (ou serviços), mas antes tenha certeza que irá conseguir concluir os que já estão na sua mão.
  • Apenas aceite um novo projeto se tiver confiança que pode conclui-lo corretamente e a tempo. Assumir um novo projeto voluntariamente vai melhorar a sua reputação, mas não o concluir no tempo (e com qualidade) vai piorar sua reputação enormemente.

Comentários

Google

Não encontrou o que procurava?

Sobre...


Gelson Luz é Engenheiro com experiência em gestão de pessoas e pode te ajudar a conquistar um novo emprego. Pesquise por "Gelson Luz" no seu buscador preferido para saber mais.

Por Gelson Luz. (Quem é Gelson Luz?)

Nome

Administração,29,administrativa,12,Analista,9,Artes,2,Assistente,6,Auxiliar,5,Carreira,2,Ciencias-Biologicas-e-da-Terra,5,Ciencias-Exatas-e-Informática,8,Comercial,2,Compras,1,Comunicação,1,Consultor,1,Contabilidade,4,Coordenador,3,Demissao,1,Direito,2,Educação,4,Eletrônica,1,Engenharia,3,Engenheiro,3,Entrevista,4,Especialista,1,Estagio,2,Estudante,2,Financeiro,7,Gerente,3,Guias,24,Humanas,9,Idiomas,2,Informática,3,Jurídico,1,Logística,3,lp1,21,Manutenção,1,Marketing,1,Mecânica,1,Medicina,2,Operacional,2,Planejamento,1,Primeiro-Emprego,5,Procurar-Emprego,10,Produto,1,Professor,1,Projetos,1,Química,1,Recursos-Humanos,3,Relacionamento,3,Salario,2,Saúde,5,Segurança-do-trabalho,1,Serviços,4,Supervisor,1,Técnico,4,Telemarketing,2,Vendas,5,Veterinaria,1,
ltr
item
Currículos: Modelos & Exemplos: O que fazer no primeiro dia de trabalho
O que fazer no primeiro dia de trabalho
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9PmXPnK6SKfYKOepLKkS4woEJX-SrWcvKEhJyhYTD66bGl6lbl9XQsY1nTO_BV9WDHrswhH_ev85IL4c0YPPO8301ZG2xmU9JhaV8BU4d5dYTfBmVhi2wcV4HCES5FJbdC5GcZEERnyo/s320/O-que-fazer-no-primeiro-dia-de-trabalho.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9PmXPnK6SKfYKOepLKkS4woEJX-SrWcvKEhJyhYTD66bGl6lbl9XQsY1nTO_BV9WDHrswhH_ev85IL4c0YPPO8301ZG2xmU9JhaV8BU4d5dYTfBmVhi2wcV4HCES5FJbdC5GcZEERnyo/s72-c/O-que-fazer-no-primeiro-dia-de-trabalho.jpg
Currículos: Modelos & Exemplos
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/o-que-fazer-no-primeiro-dia-de-trabalho.html
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/o-que-fazer-no-primeiro-dia-de-trabalho.html
true
7136163875934061627
UTF-8
Todos os artigos carregados Nenhum artigo encontrado Ver Todos Ler mais Responder Cancelar Resposta Apagar Por Início Páginas Artigos Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ TAGS ARQUIVO Pesquisar TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo satisfaz a sua pesquisa. Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago A mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo é exclusivo PASSO 1: Compartilhe em sua rede social favorita. PASSO 2: Clique no link da sua própria postagem na rede social. Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Índice