Quanto tempo devo ficar no meu primeiro emprego?

Quanto tempo devo ficar no meu primeiro emprego?


Quanto tempo você deve ficar no primeiro emprego que você (já) não gosta? rsrs

Dúvida difícil né?

É muito provável que você vá se decepcionar com o seu primeiro emprego. Saiba também que você não é o único a estar se fazendo esta pergunta.

Muitos jovens recorrem a ajuda de amigos e parentes para saber quanto tempo devem ficar no primeiro emprego antes de mudar.

O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) estima que até 85% dos jovens ficam menos de 2 anos em seus empregos.

Mas não quero que você ache que deve ou não ficar 2 anos no mínimo.

A melhor resposta a sua pergunta, dadas as suas condições particulares, pode ser bem diferente.

Vai depender do seu trabalho, como por exemplo, o que você faz hoje (no trabalho) e o que você pretende fazer no futuro.

São muitas variáveis, eu sei. Mas tentar terceirizar esta decisão (quando sair) não vai te dar o melhor resultado simplesmente porque ninguém conhece você mesmo e a sua situação melhor que você próprio.

Sabendo disso eu compilei aqui algumas perguntas que vão te ajudar a decidir quando é a melhor hora de dizer TCHAU!

Antes de pedir demissão do seu emprego atual

As suas condições de trabalho são ruins?


Você é maltratado, sofre assédio moral ou te pedem para fazer coisas que te deixam com a consciência pesada?

Se você tentou contornar a situação e não teve sucesso, então comece a planejar a sua saída imediatamente (Isso mesmo procure outro emprego agora mesmo).

Você pode aceitar a nova proposta mesmo que ela não possa ser considerada uma “promoção”.

Quais são as suas expectativas dentro da sua empresa atual?

Assumindo que o seu caso não é grave como o relado acima:
  • Há possibilidades reais de crescimento dentro da empresa?
  • Há possibilidade de mudar para um emprego mais satisfatório, com chefe e colegas de trabalho melhores, mesmo que a mudança não possa ser considerada uma promoção (e você continue na mesma empresa)?
Pode valer a pena estudar essas opções de movimentação lateral no seu próprio empregador antes que você decida pedir demissão.

Planeja mudar de área?

Se por acaso você já sabe onde quer se especializar (duvido que você já tenha esta certeza) e caso seja em uma área diferente da sua atual, então você pode deixar o seu primeiro emprego com menos de um ano.

Você está aprendendo?

  • Você está aprendendo novas e valiosas habilidades?
  • Está adquirindo conhecimento que será útil (e valioso) na sua carreira?
Nesse caso você poderia considerar ficar mais tempo.

Analogamente, se você tem executado tarefas repetitivas (sem aprendizado considerável) durante mais de um ano, então é hora de se movimentar.

Você tem resultados tangíveis?

Você consegue tangibilizar os seus resultados no emprego atual?

Se conseguir você será mais atraente para os outros empregadores e estará naturalmente mais perto de um novo emprego.

Por outro lado, se você ainda não adquiriu experiência ou conhecimentos que são úteis (ou desejáveis) por outro empregador, então você pode procurar sua chefia e solicitar novas responsabilidades.

Essas novas responsabilidades são funções que te darão experiências e conhecimentos úteis.
Considere abortar a procura de um novo emprego enquanto você estiver aprendendo ou construindo resultados para o seu emprego atual.

Você recebe abaixo do salário de mercado para sua vaga?

Se o seu salário não aumenta em termos reais (acima da inflação) ou você recebe abaixo do salário de mercado para sua vaga, mesmo após dois anos no seu primeiro emprego, então você deve mudar de emprego.

Faça uma pesquisa salarial antes para ter certeza que você está realmente abaixo da média de mercado (e não é só a sua impressão).

Consegue um emprego melhor (uma promoção)?

Quais são as suas perspectivas de conquistar um emprego melhor (uma promoção) em uma outra empresa?

É recomendável que você mantenha seu emprego atual até você conquistar um outro emprego que possa ser considerado uma promoção em relação ao seu atual.

O ditado que diz “é mais fácil obter um emprego quando você já está empregado” é o embasamento para este conceito. Nada de pedir demissão antes de ter outro emprego em mãos.

Como pedir demissão

Faça o possível para deixar uma imagem positiva sua para as pessoas que trabalhavam diretamente contigo ANTES e APÓS o pedido de demissão.

Lembre-se que você pode precisar de recomendações dos seus antigos empregadores e colegas.
Outro argumento que pode te convencer é que seus futuros empregadores podem investigar seu passado, entrar em contato com o seu antigo empregador. Como você quer ser lembrado?

Por estes motivos é importante deixar o seu emprego de forma profissional, sempre que possível.
Ainda vou escrever um artigo sobre como pedir demissão (me cobre aqui abaixo nos comentários)

Comentários

Google

Não encontrou o que procurava?

Sobre...


Gelson Luz é Engenheiro com experiência em gestão de pessoas e pode te ajudar a conquistar um novo emprego. Pesquise por "Gelson Luz" no seu buscador preferido para saber mais.

Por Gelson Luz. (Quem é Gelson Luz?)

Nome

Administração,29,administrativa,12,Analista,9,Artes,2,Assistente,6,Auxiliar,5,Carreira,2,Ciencias-Biologicas-e-da-Terra,5,Ciencias-Exatas-e-Informática,8,Comercial,2,Compras,1,Comunicação,1,Consultor,1,Contabilidade,4,Coordenador,3,Demissao,1,Direito,2,Educação,4,Eletrônica,1,Engenharia,3,Engenheiro,3,Entrevista,4,Especialista,1,Estagio,2,Estudante,2,Financeiro,7,Gerente,3,Guias,24,Humanas,9,Idiomas,2,Informática,3,Jurídico,1,Logística,3,lp1,21,Manutenção,1,Marketing,1,Mecânica,1,Medicina,2,Operacional,2,Planejamento,1,Primeiro-Emprego,5,Procurar-Emprego,10,Produto,1,Professor,1,Projetos,1,Química,1,Recursos-Humanos,3,Relacionamento,3,Salario,2,Saúde,5,Segurança-do-trabalho,1,Serviços,4,Supervisor,1,Técnico,4,Telemarketing,2,Vendas,5,Veterinaria,1,
ltr
item
Currículos: Modelos & Exemplos: Quanto tempo devo ficar no meu primeiro emprego?
Quanto tempo devo ficar no meu primeiro emprego?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFokWi66cT-kmVW4wNSjqBHVo19GAD401mHngqO2TqL8HZamWsD1PNPbEUvwnEXj4o1CsXeaLknjSdNZMxnIWxfOyqZESro-WVrDOlpujfjGArZTOMLByWK-azCCEIgfcVP75o7oLnG0E/s320/Quanto-tempo-devo-ficar-no-meu-primeiro-emprego.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFokWi66cT-kmVW4wNSjqBHVo19GAD401mHngqO2TqL8HZamWsD1PNPbEUvwnEXj4o1CsXeaLknjSdNZMxnIWxfOyqZESro-WVrDOlpujfjGArZTOMLByWK-azCCEIgfcVP75o7oLnG0E/s72-c/Quanto-tempo-devo-ficar-no-meu-primeiro-emprego.jpg
Currículos: Modelos & Exemplos
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/quanto-tempo-devo-ficar-no-meu-primeiro.html
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/quanto-tempo-devo-ficar-no-meu-primeiro.html
true
7136163875934061627
UTF-8
Todos os artigos carregados Nenhum artigo encontrado Ver Todos Ler mais Responder Cancelar Resposta Apagar Por Início Páginas Artigos Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ TAGS ARQUIVO Pesquisar TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo satisfaz a sua pesquisa. Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago A mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo é exclusivo PASSO 1: Compartilhe em sua rede social favorita. PASSO 2: Clique no link da sua própria postagem na rede social. Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Índice