Como conseguir o primeiro emprego após a faculdade

Como conseguir o primeiro emprego após a faculdade

Muitos universitários têm medo de não conseguir o primeiro emprego após a sua graduação. Eu sei pois eu também fui um deles.

Existe aquele medo de não conseguir um estágio até o fim da faculdade, de não ser efetivado. Em suma, concluir a faculdade e não ter um emprego. E é mais difícil conseguir um emprego quando não estamos empregados, não é mesmo?

Contudo, você pode seguir algumas estratégias simples para conquistar o seu primeiro emprego e fazer a sua carreira decolar.

Use os recursos disponíveis

Comece explorando os recursos que são disponibilizados para você pela sua faculdade.

Algumas universidades tem um quadro de avisos de novas oportunidades (E as vezes mais de um!).
Tenha certeza que você saiba onde estas vagas são divulgadas (online e off-line) e tenha certeza que você visite / veja elas REGULARMENTE. Quando eu digo regularmente eu digo toda semana e isso inclui o seu período de férias.

Lembre-se que oportunidades aparecem o tempo todo, inclusive nas férias escolares. Estas vagas têm menos concorrentes e frequentemente são de admissão imediata (urgente).

Essa urgência aumenta suas chances de ser selecionado, portanto “fique ligado”.

Obs.: Se você não quer perder as férias escolares para iniciar no seu primeiro emprego, então talvez você não esteja suficientemente interessado ou motivado. Reveja suas prioridades.

Aproveite as parcerias

Algumas faculdades, notadamente particulares, tem parcerias com empresas e podem garantir um estágio para determinados alunos.

Veja quais são os requisitos, tenha certeza de preenche-los e não perca os prazos!

Participe das feiras de emprego

As vezes os empregadores vão até sua faculdade, mas não espere isso acontecer. Procure saber onde será a próxima (tempo e espaço rsrs) que ocorrerá e se inscreva.

Esta é também uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre as empresas e seus programas de estágio, benefícios etc... Essas informações podem te dar uma vantagem competitiva durante a entrevista.

Networking (Cuide da sua rede)

Você já ouviu que o networking é um dos modos mais eficazes de conseguir o primeiro emprego, não é verdade?

Mas o networking pode ser mais difícil para quem está apenas começando.

No começo, o melhor a fazer é usar uma abordagem indireta, isto é, procurar seus contatos e conhecidos para obter informações e conselhos ao em vez de pedir um emprego (abordagem direta).
Use sua curiosidade e pergunte para o seu contato sobre:
  • O que ele ou a empresa faz no dia a dia;
  • Os conhecimentos e as habilidades valorizadas para se ter êxito na profissão ou na empresa;
  • Como é a cultura da empresa, qual a sua missão e quais os valores que ela prega;
  • Os melhores modos de encontrar o primeiro emprego na área de sua preferência;
  • Como está o seu currículo. O que você pode melhor ou que cursos poderia fazer para complementar.
É interessante saber até sobre aquela cultura paralela a oficial (quando existir) pois ela pode te dar aquele ar de “uau, ele conhece mesmo essa empresa”.

Outra técnica interessante é pedir que os seus contatos opinem sobre quais vagas no seu setor podem combinar contigo.

Essas “entrevistas informais” darão aos seus contatos a oportunidade de conhecer melhor suas habilidades.

Com mais conhecimento sobre você, seus contatos irão compartilhar vagas com você (ou mesmo te indicar!) com mais facilidade.

Contate o máximo de pessoas possível

Faça essas “entrevistas informais” com todos os profissionais que puder. Por profissionais entenda quem já está empregado: “fichado”, “estagiário”, “terceirizado” etc...

Faça listas de ex-alunos formados com quem você pode entrar em contato. Exemplos típicos são ex alunos que fizeram alguma matéria em comum contigo mas podem incluir conhecidos e amigos de amigos (caso você consiga uma indicação para conversa de seu amigo imediato).

Outra dica é entrar em grupos do linkedin que possuam sua área de interesse e interagir com os outros membros.

Você pode entrar em contato com antigos empregadores, professores ou outros que te já viram alguma das suas habilidades. Pergunte se eles têm algum contato na sua área de interesse. Através desse intermédio você pode ligar para eles e pedir informação e conselho.

Participe de congressos e converse com as pessoas que estão apresentando trabalho na sua área de interesse. A maioria desses profissionais está genuinamente interessada em ajudar as pessoas, em especial os que estão apenas começando.

Você deve lembrar, no entanto, que conversar com essas pessoas é um privilégio para você e não é uma obrigação para elas.

Algumas simplesmente não vão querer te ajudar ou mesmo conversar contigo. Em todos os casos seja educado e agradeça a pessoa pelo tempo que ela te deu.

Seja a “sombra” por um dia

Mas o que é ser a sombra?
Ser a sombra significa acompanhar um profissional no dia a dia e ver:
  • O que ele faz;
  • Quando faz;
  • Como faz;
  • Por que faz.
Ser a sombra traz grandes benefícios. Você pode aprender na prática como funciona determinada função e até colocar isso no currículo.

Mas o melhor benefício de ser a sombra é descobrir que aquele emprego não combina com você. Imagina fazer o maior esforço para ser contratado e depois descobrir que aquilo não é para você?

Tente ser a “sombra” de um profissional (Contato seu) por um dia. Este contato deve ser (idealmente) mais próximo (amigo) de você e a empresa não deve ter restrições quanto a sua presença.

Você pode dizer para seu amigo que você ficou interessado em conhecer (ou ver) o trabalho dele depois do que ele te contou (sobre o trabalho dele).

Pergunte se seria possível que você seja a sombra dele por um dia. Isso provavelmente não será possível em grandes empresas, devido as políticas de segurança etc... Mas não custa perguntar.

Tenha um resumo profissional na ponta da língua


Faça um resumo dos seus interesses, habilidades ou histórico que seja rápido, interessante e que prenda a atenção do ouvinte. Pense nele como uma propaganda de 30 segundos.

Decore ou domine esse resumo para dizer a pessoas da forma mais natural possível. Esse resumo precisa ser bem rápido para que você possa aproveitar encontros casuais.

O objetivo desse resumo falado é obter o interesse da outra pessoa em continuar conversando com você. Como desdobramento você pode obter o cartão / contato dela (ela não te conhecia anteriormente) e até a entrevista do seu (futuro) primeiro emprego!

Faça currículo e carta de apresentação ESPECÍFICOS

Quando os seus objetivos profissionais começarem a se concretizar em termos de vagas, comece a desenvolver versões específicas do seu currículo.

Mostre habilidades e experiências mais relacionados ao cargo ao qual você está concorrendo.
Caso você tenha pouco a mostrar, como é o caso de quem está buscando o primeiro emprego, dê ênfase as informações mais relevantes para a vaga em questão.

Se a relevância não puder ser deduzida pelo nome da função / cargo, você pode pesquisar por informações na internet ou mesmo usar sua rede de contatos.

Evite cartas de apresentação genéricas. Em vez disso, escreva como a vaga combina com os seus interesses e habilidades.

Peça feedback e conselho de seus contatos para melhorar os seus documentos. Tenha cuidado e não deixe erros de digitação ou gramática em seus documentos.

Quer saber mais? Veja aqui 10 dicas para fazer um ótimo currículo para o seu primeiro emprego.

Encontre empregadores em potencial

Identifique empregadores interessantes que podem não ter parceria com a sua faculdade. Visite a seção de emprego (ou carreiras) do site do empregador e procure oportunidades para estudantes ou recém-formados.

Verifique se tem algum contato ou ex-aluno da sua faculdade trabalhando nesses empregadores e peça o conselho deles sobre como entrar na empresa. O linkedin pode te ajudar a identificar ex-alunos ou contatos que podem estar trabalhando nessas empresas.

Utilize sites de busca de empregos como o Indeed.com para gerar mais ideias de emprego e empregadores.

Procure também por sites de busca especializados na sua área de atuação para poder encontrar mais opções.

Agora que você encontrou empregadores para os quais você gostaria de trabalhar, você precisa se destacar para ser selecionado (assunto para outro artigo).

Organize-se

Crie e atualize um banco de dados de todos os seus contatos e candidaturas.

Reserve algumas horas da sua semana para procurar seu primeiro emprego. Aumente o tempo de procura caso você esteja formado, porém desempregado.

Faça um ou mais estágios

Faça o máximo de estágios possível durante a faculdade, especialmente se o seu emprego ideal for muito concorrido.

Alguns empregadores buscam um candidato para preencher uma vaga (de efetivo) entre seus antigos estagiários.

Cuide da sua saúde

As suas preocupações com emprego não podem te consumir.

Faça exercícios, tenha uma dieta balanceada e durma o suficiente. Nunca sacrifique esses elementos em prol da sua busca pelo primeiro emprego.

Lembre-se que uma aparência de pouca saúde pode te prejudicar na seleção.

Encontrar o primeiro emprego perfeito pode levar um tempo, mas quando você encontrar verá que valeu a pena toda a sua dedicação e paciência.

Comentários

Google

Não encontrou o que procurava?

Sobre...


Gelson Luz é Engenheiro com experiência em gestão de pessoas e pode te ajudar a conquistar um novo emprego. Pesquise por "Gelson Luz" no seu buscador preferido para saber mais.

Por Gelson Luz. (Quem é Gelson Luz?)

Nome

Administração,29,administrativa,12,Analista,9,Artes,2,Assistente,6,Auxiliar,5,Carreira,2,Ciencias-Biologicas-e-da-Terra,5,Ciencias-Exatas-e-Informática,8,Comercial,2,Compras,1,Comunicação,1,Consultor,1,Contabilidade,4,Coordenador,3,Demissao,1,Direito,2,Educação,4,Eletrônica,1,Engenharia,3,Engenheiro,3,Entrevista,4,Especialista,1,Estagio,2,Estudante,2,Financeiro,7,Gerente,3,Guias,24,Humanas,9,Idiomas,2,Informática,3,Jurídico,1,Logística,3,lp1,21,Manutenção,1,Marketing,1,Mecânica,1,Medicina,2,Operacional,2,Planejamento,1,Primeiro-Emprego,5,Procurar-Emprego,10,Produto,1,Professor,1,Projetos,1,Química,1,Recursos-Humanos,3,Relacionamento,3,Salario,2,Saúde,5,Segurança-do-trabalho,1,Serviços,4,Supervisor,1,Técnico,4,Telemarketing,2,Vendas,5,Veterinaria,1,
ltr
item
Currículos: Modelos & Exemplos: Como conseguir o primeiro emprego após a faculdade
Como conseguir o primeiro emprego após a faculdade
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitdkEb79uUQWqvxEt62MOWJT-ps9mpbvYjsfMftMAE2k7UWphQEQh5eEGLNSuwmpfDyWkGVbyfRcaNPrl3QjUOXpriwrmT8kqtm_adcG25WnS_R0T4Do9t5cenOHDMN4XsCmCKixb0YpQ/s320/Como-conseguir-o-primeiro-emprego-apos-a-faculdade.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitdkEb79uUQWqvxEt62MOWJT-ps9mpbvYjsfMftMAE2k7UWphQEQh5eEGLNSuwmpfDyWkGVbyfRcaNPrl3QjUOXpriwrmT8kqtm_adcG25WnS_R0T4Do9t5cenOHDMN4XsCmCKixb0YpQ/s72-c/Como-conseguir-o-primeiro-emprego-apos-a-faculdade.jpg
Currículos: Modelos & Exemplos
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/como-conseguir-o-primeiro-emprego-apos.html
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/como-conseguir-o-primeiro-emprego-apos.html
true
7136163875934061627
UTF-8
Todos os artigos carregados Nenhum artigo encontrado Ver Todos Ler mais Responder Cancelar Resposta Apagar Por Início Páginas Artigos Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ TAGS ARQUIVO Pesquisar TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo satisfaz a sua pesquisa. Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago A mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo é exclusivo PASSO 1: Compartilhe em sua rede social favorita. PASSO 2: Clique no link da sua própria postagem na rede social. Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Índice