Primeiros passos na busca do seu primeiro emprego

Primeiros passos na busca do seu primeiro emprego

Você é jovem e não tem experiência. E agora está buscando o seu primeiro emprego, mas não sabe exatamente por onde começar.

Por este motivo eu reuni aqui alguns passos que você deve seguir antes de iniciar a sua procura pelo primeiro emprego.

Alinhe suas expectativas

Esse foi o primeiro (e maior) erro do meu primeiro estágio.

Independentemente do tipo de primeiro emprego que você procura (Estágio, menor aprendiz ou CLT), você estará entrando num mercado de trabalho que possui pessoas com anos e anos de experiência.

Então é bem provável que esta vaga esteja sendo aberta para que você execute funções que os outros não querem.

E quando eu digo “funções” eu me refiro a tarefas menos nobres e até repetitivas. Tirar xerox, digitação, etc...

É exatamente por isso que você precisa ter expectativas realistas em relação ao seu primeiro emprego.

Voltando ao meu caso, a minha frustração de estar num estágio monótono me levou a buscar outras responsabilidades que não eram do interesse das pessoas que me contrataram.

Não cometa esse erro e, portanto, não pense que você vai entrar num estágio “de chefe”.

Lembre-se que o emprego não está sendo criado para você, ou para desenvolver você, mas sim para resolver uma necessidade específica da empresa contratante.

Alguns ficam um pouco chateados quando digo isso de cara, mas acho melhor você ter um pouco de frustração agora do que ter muita (frustração) quando você começar no seu primeiro emprego.

Converse com seus colegas mais velhos e que já estão trabalhando, mesmo que eles não estejam na empresa dos seus sonhos. Pergunte o que eles fazem, a rotina, etc...

Prepare-se

Sugiro que você aprenda tudo que pode sobre procurar emprego antes mesmo de começar a procurar.
A internet é um repositório de informação sobre como arrumar um emprego, como fazer um currículo, como fazer entrevistas, etc...

O problema da internet é que a informação é muito dispersa e quase nunca é específica para você que está começando agora.

Por isso que eu recomendo que você comece com meu material. Eu tenho muitos artigos dedicados a quem está começando agora a procurar o primeiro emprego, ou seja, feitos para você.

Divulgue-se

Muitos empregos vêm de indicações e sequer são anunciados nos meios tradicionais como sites de busca de emprego.

Portanto é importante deixar o mundo saber que você está procurando um emprego. Fale com seus pais, amigos, professores, funcionários da faculdade, enfim, fale para todos que está procurando emprego.

Sempre mencione o tipo de trabalho que você gostaria de fazer, mas não recuse uma oportunidade somente porque ela não é perfeita.

Lembre-se que a oportunidade que você rejeita hoje poderia, no futuro, te levar ao emprego dos seus sonhos.

Trabalhe pela experiência, não pelo dinheiro

Às vezes um emprego não é exatamente do jeito que você queria, mas ele pode te abrir as portas para um novo mundo.

As portas se abrem para você quando você tem contato com pessoas chave e outras empresas.
Por exemplo, trabalhar como secretária de alguém pode não ser muito empolgante de início, mas te daria a oportunidade de ser a “sombra” de alguém que tem um emprego que te interessa.

Eu falo mais sobre como ser a “sombra” de alguém em outros artigos.

Outro ponto é não recusar um trabalho voluntário como seu primeiro emprego. Às vezes a melhor compensação é a experiência.

Os seus futuros empregadores gostarão de ver a sua experiência como voluntário no currículo.

Amplie suas opções

No início não devemos nos limitar ao emprego dos sonhos. Pense e considere outras opções de emprego.

Comece com os seus interesses, é claro, mas depois considere outras oportunidades que surgem daí.
Se você gosta de trabalhar com animais, o seu emprego ideal poderia ser numa clínica veterinária ou zoológico. Mas que tal um trabalho de levar o cão para passear?

Se gosta de carro, que tal trabalhar numa loja que vende peças para automóvel ou troca de óleo?

Essas são apenas algumas ideias de como você pode ampliar suas opções. Não leve as ideias de emprego literalmente, a menos que, é claro, esta seja sua vocação e ela seja coerente com sua área de estudo.

Tenha persistência

A má notícia é que é bem provável que você não consiga o emprego na primeiro tentativa... ou na segunda.

Não desista se não conseguir o primeiro emprego logo de cara.

Procurar emprego leva tempo e, portanto, requer persistência e paciência.

É importante que você continue tentando, porque um dia um empregador irá te escolher. E os próximos empregos serão mais fáceis de conquistar.

Comentários

Google

Não encontrou o que procurava?

Sobre...


Gelson Luz é Engenheiro com experiência em gestão de pessoas e pode te ajudar a conquistar um novo emprego. Pesquise por "Gelson Luz" no seu buscador preferido para saber mais.

Por Gelson Luz. (Quem é Gelson Luz?)

Nome

Administração,29,administrativa,12,Analista,9,Artes,2,Assistente,6,Auxiliar,5,Carreira,2,Ciencias-Biologicas-e-da-Terra,5,Ciencias-Exatas-e-Informática,8,Comercial,2,Compras,1,Comunicação,1,Consultor,1,Contabilidade,4,Coordenador,3,Demissao,1,Direito,2,Educação,4,Eletrônica,1,Engenharia,3,Engenheiro,3,Entrevista,4,Especialista,1,Estagio,2,Estudante,2,Financeiro,7,Gerente,3,Guias,24,Humanas,9,Idiomas,2,Informática,3,Jurídico,1,Logística,3,lp1,21,Manutenção,1,Marketing,1,Mecânica,1,Medicina,2,Operacional,2,Planejamento,1,Primeiro-Emprego,5,Procurar-Emprego,10,Produto,1,Professor,1,Projetos,1,Química,1,Recursos-Humanos,3,Relacionamento,3,Salario,2,Saúde,5,Segurança-do-trabalho,1,Serviços,4,Supervisor,1,Técnico,4,Telemarketing,2,Vendas,5,Veterinaria,1,
ltr
item
Currículos: Modelos & Exemplos: Primeiros passos na busca do seu primeiro emprego
Primeiros passos na busca do seu primeiro emprego
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTllwcbV8t7vVTnFo345S_cO4tFy9Vtz4Jju46FZXLZ6bQdkbCp36YencobV02mZ2Dblq66BMoVbQYNfMhmOFreit4orOFBThZtIwMbl8uB5xcL94x2WVTBMbMY-asoRZLDhFQFAVT7l0/s320/Primeiros-passos-na-busca-do-seu-primeiro-emprego.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTllwcbV8t7vVTnFo345S_cO4tFy9Vtz4Jju46FZXLZ6bQdkbCp36YencobV02mZ2Dblq66BMoVbQYNfMhmOFreit4orOFBThZtIwMbl8uB5xcL94x2WVTBMbMY-asoRZLDhFQFAVT7l0/s72-c/Primeiros-passos-na-busca-do-seu-primeiro-emprego.jpg
Currículos: Modelos & Exemplos
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/primeiros-passos-na-busca-do-seu.html
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/
https://www.curriculos.gelsonluz.com/2019/09/primeiros-passos-na-busca-do-seu.html
true
7136163875934061627
UTF-8
Todos os artigos carregados Nenhum artigo encontrado Ver Todos Ler mais Responder Cancelar Resposta Apagar Por Início Páginas Artigos Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ TAGS ARQUIVO Pesquisar TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo satisfaz a sua pesquisa. Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago A mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo é exclusivo PASSO 1: Compartilhe em sua rede social favorita. PASSO 2: Clique no link da sua própria postagem na rede social. Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Índice